
Sabe o óleo que sobra da fritura, aquela gordura que não pode, de forma alguma, ser jogada no ralo da pia, e, muito menos, no quintal? Pois é: o resíduo, que é poluente em contato com o solo, a água e até a atmosfera, pode ser renascer em uma série de novas possibilidades: ração animal, tintas e verniz, biocombustível, desmoldante, fertilizante e sabão.
Para dar um destino ambientalmente correto ao óleo que tão bem fritou o peixe ou a batatinha, é só procurar um Local de Entrega Voluntária de Óleo (LEVO). Ah, a banha e a gordura vegetal hidrogenada também podem ser descartadas, desde que estejam livres de resíduos sólidos.
Ih? Não sabe onde tem um LEVO? Calma lá: desde julho de 2020, a parceria entre a Prefeitura, via programa Eco Sorriso, com a Teoria Verde e a Biomavi Reciclagem, tem garantido a destinação correta deste resíduo em contêineres doados pela FS Bioenergia, outra incentivadora da iniciativa. Estes reservatórios ficam em unidades escolares e instituições sociais.
Além da rede municipal de Educação, também há pontos de coleta no Centro Educacional São José, que integra a rede privada de ensino, no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e na Associação Mãezinha do Céu. Mais informações? O “Zap” do Eco Sorriso é 99603 7730.
Para cada litro de óleo armazenado, a unidade escolar, ou assistencial, recebe R$ 1. Coordenadora do Eco Sorriso, Rawena Oliveira antecipa que algumas unidades devem faturar até R$ 400 com o óleo que está acumulado no reservatório.
“Hoje à tarde devemos finalizar a coleta e, nos próximos dias, as unidades já recebem o pagamento pelo óleo recolhido”, informa, lembrando que cada litro de óleo de cozinha usado descartado incorretamente pode contaminar até 20 mil litros de água. “Nesta conta, não levamos em consideração somente o óleo recolhido, mas também, aliás, principalmente, os recursos naturais que foram preservados com uma atitude correta”.
Para destinar o resíduo é bem simples: é preciso aguardar o óleo esfriar, colocar em uma garrafa pet (que também será reciclada), e levar à escola municipal ou Cemeis mais próximo de sua casa, de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 18 horas. Para fazer a entrega, a garrafa precisa estar cheia e o resíduo deve ser isento de "sujeira".
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Arquivo
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Feira de Santana-BA Mastruz com Leite e Luan Estilizado animam primeira noite do São Pedro de Humildes nesta sexta-feira
Feira de Santana-BA Vandalismo e furto de cabos deixam rastro de destruição nas estações de ônibus em Feira
Boa Vista - RR Corrida Internacional 9 de Julho abre inscrições para voluntários
Sorriso - MT Em defesa do SUS: 10.ª Conferência da Saúde elabora propostas municipais, estaduais e federais
Lucas do Rio Verde Prefeitura de Lucas do Rio Verde altera horário de expediente na segunda-feira (29) devido ao jogo do Brasil
João Pessoa - PB Funjope divulga resultado preliminar da etapa de habilitação dos editais João Balula e de Bolsas Culturais Mín. 25° Máx. 26°