
Em mais um investimento na melhoria e humanização da saúde pública de Belém, a Prefeitura realizou, na noite desta quarta-feira (17), a cerimônia deacolhimento institucional de 19 médicosque passam a integrar a rede municipal por meio doPrograma Mais Médicos, do Governo Federal.
A chegada dos profissionais representa um avanço importante na reestruturação da Atenção Primária à Saúde, a principal porta de entrada do SUS e base para o cuidado contínuo da população. Com esses reforços, Belém agora conta com210 médicos atuando pelo programa, o que permitiráampliar o acesso aos serviços básicose fortalecer o trabalho das equipes daEstratégia Saúde da Família(ESF).
Durante o evento, o prefeito Igor Normando destacou o compromisso da gestão com uma saúde pública de qualidade, feita com escuta, presença e respeito. “Estamos construindo uma nova saúde para Belém, com ações concretas, com apoio do Ministério da Saúde, que tocam a vida das pessoas. Esses médicos não são apenas números, são mais portas se abrindo, mais vidas sendo cuidadas. É isso que nos move levar dignidade para quem mais precisa”, afirmou o prefeito.

Atualmente, a cidade conta com174 equipes da Estratégia de Saúde da Família(ESF), que atendem cerca de42,7% da população—mais de 556 mil pessoas. A meta da Prefeitura é ambiciosa: chegar a341 equipes completas, dobrando a cobertura para mais de 83% e alcançando mais de 1 milhão de belenensescom atenção básica de qualidade, perto de casa e de forma contínua.

O secretário municipal de Saúde, Rômulo Rodovalho Nina, reforçou que o momento representa mais que uma ampliação técnica, trata-se dofortalecimento de uma política pública essencial. “A Atenção Primária é onde a saúde acontece no dia a dia, com o cuidado das famílias, a prevenção e o vínculo com a comunidade. Ao reforçar nossas equipes com médicos oriundos do Programa Mais Médicos, estamos garantindo que esse cuidado chegue a mais lugares e com mais qualidade”, destacou o secretário.

Os novos profissionais serão distribuídos entre unidades da capital e dos distritos, priorizando asáreas com maior demanda. A médica de família e comunidade Mayran Paes, que vai atuar na Unidade Básica de Saúde do Canal da Visconde, no bairro da Pedreira, compartilhou a emoção de começar essa nova fase. “É gratificante fazer parte desse processo de valorização da saúde de Belém. Estamos aqui para escutar, acolher e cuidar com responsabilidade. Esse movimento mostra que Belém está apostando na saúde pública de verdade”, disse a médica.

A atuação dos médicos vai ao encontro do propósito do programa Mais Médicos: qualificar a atenção primária e garantircuidado efetivo a quem mais precisa. “Esses profissionais chegam para somar ao trabalho da Prefeitura de Belém. Sabemos o impacto positivo que o programa tem, inclusive na redução de indicadores como a mortalidade infantil. É uma política que salva vidas”, afirmou Del Viana, superintendente do Ministério da Saúde no Pará.

Na realidade, a adesão dos 19 novos médicos indica o planejamento, investimento e valorização dos profissionais, para fazer Belém seguir avançando na construção de um sistema de saúde pública acessível, eficiente e feito com o cuidado que a população merece, gratuito, contínuo e cada vez mais perto de casa.
Feira de Santana-BA Vandalismo e furto de cabos deixam rastro de destruição nas estações do BRT em Feira
Rio Cidade recebe o prêmio “Destaques Maio Amarelo 2026” pelas ações promovidas para reduzir acidentes no trânsito
Feira de Santana-BA Mastruz com Leite e Luan Estilizado animam primeira noite do São Pedro de Humildes nesta sexta-feira
Feira de Santana-BA Vandalismo e furto de cabos deixam rastro de destruição nas estações de ônibus em Feira
Boa Vista - RR Corrida Internacional 9 de Julho abre inscrições para voluntários
Sorriso - MT Em defesa do SUS: 10.ª Conferência da Saúde elabora propostas municipais, estaduais e federais
Lucas do Rio Verde Prefeitura de Lucas do Rio Verde altera horário de expediente na segunda-feira (29) devido ao jogo do Brasil
João Pessoa - PB Funjope divulga resultado preliminar da etapa de habilitação dos editais João Balula e de Bolsas Culturais
Porto Velho - RO Lazer gratuito movimenta férias escolares em Porto Velho Mín. 25° Máx. 26°