
Seguir o processo de transformação das estradas rurais, dos estradões de “poeira vermelha, poeira” para os tapetes de asfalto, por meio do programa Agroestradas. Este foi um dos assuntos que norteou o diálogo entre o prefeito Alei Fernandes e o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, ontem (8 de julho), durante reunião na capital do Estado.
Junto a representantes do Município, e também da região, como o ex-deputado estadual Mauro Savi e o ex-prefeito de Itanhangá Edu Pascoski, Alei reforçou o pedido de parceria com o Governo do Estado para tornar realidade o asfalto em quatro trechos de estradas vicinais: 20 quilômetros na Vale do Verde; 25 quilômetros no segmento entre a Estrada Bedin e a Estrada da Fazenda Jatobá; seis quilômetros na Estrada Camícia, e oito quilômetros na MT- 404.
Todos estes projetos, elaborados pelas associações de produtores de cada região, já estão devidamente protocolados na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Além do pedido de apoio para asfaltar estradas, também está na Sinfra o processo que prevê a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Celeste, na Estrada do Pau Oco.
“O Agroestradas é fundamental para aprimorarmos a logística do interior, levando o asfalto para nossas vicinais, o que não se reflete somente no escoamento das safras e na chegada dos insumos às fazendas, mas, principalmente, melhora a vida das famílias que vivem no campo, traz segurança e conforto a todos aqueles que labutam dia-a-dia nas estradas”, destaca o prefeito, enaltecendo o trabalho conjunto entre Estado, Município e produtores, já que os custos são divididos entre estes três entes, sendo 50% a cargo do Governo do Estado.
Para garantir estrada boa sempre, depois de pavimentados, os trechos de muitas vicinais, quando são estaduais, são municipalizados e, na sequência, concessionados para a cobrança de pedágios sociais, o que permite a manutenção constante.
Justamente hoje (quarta-feira, 9 de julho), foi publicada a Lei 3.716, publicada ontem, que autoriza o Poder Executivo a receber do Estado, e seguir todo o trâmite para “pedagiar” os seguintes trechos: 57,43 quilômetros da Rodovia do Morocó, que liga o entroncamento da BR-163 até a divisa do Município de Sorriso com o Município de Santa Rita do Trivelato; e 43,23 quilômetros da São Luiz Gonzaga, ligando o entroncamento da MT-242 com a Morocó.

“Só temos a agradecer todo o apoio que estamos recebendo do Estado neste processo de pavimentação no interior, até porque alguns trechos, como o Barreiro, foram integralmente custeados pelo ente estadual”, complementa Alei, acrescentando ainda a atuação do Governo na duplicação da BR-163. “Uma obra transformadora, que vai trazer mais conforto a quem atravessa nosso Estado, e, para muito além disso, vai salvar muitas e muitas vidas, dada a segurança que imprime ao trecho”.
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Rômalo Bessa
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Belém Prefeitura de Belém promove Semana Municipal da Diversidade
Belém Concurso de Quadrilhas do Arraial de Belém entra na reta final
Belém Operação Lixo Zero já retirou mais de 500 toneladas de resíduos
Praia Grande - SP Camile da Silva e Daniel Rezende dão show e Time PG de natação soma 7 medalhas nos Regionais
Candeias - BA Candeias: Festa de São Pedro começa neste sábado (27); confira a programação
Porto Velho - RO "Nunca vimos algo assim": população celebra primeira noite do Arraiá do Bera
Rio Transição energética avança na cidade e garante redução de gastos
Paraíso - TO Secretaria de Agricultura e Pecuária certifica nove agroindústrias em Paraíso e amplia acesso a mercado com Selo de Inspeção Municipal
João Pessoa - PB Estação Cabo Branco abre a exposição ‘Forró Ilustrado’ neste sábado Mín. 25° Máx. 26°