
O palco do Teatro Estadual Palácio das Artes, nesta terça-feira, dia 8 de julho, será um espaço de celebração da cultura e da arte, reunindo alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Jorge Andrade, Laio e Som na Leste, para uma experiência enriquecedora e divertida. O recital gratuito e aberto à comunidade, inicia a partir das 19h30 e contará com apresentações de música e dança.
O objetivo é mostrar a identidade cultural e o trabalho feito nos centros de arte e cultura escolar, dando oportunidade aos alunos e frequentadores de apresentarem suas habilidades e o que aprenderam no primeiro semestre letivo de 2025.
Segundo o gerente da Divisão de Arte e Cultura Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cleverson Pedraza, a iniciativa também é uma chance para o público vislumbrar o trabalho desenvolvido pelos instrutores e professores em cada naipe e modalidade.
“Nossas expectativas são altas, com a esperança de que um grande público compareça para apreciar o trabalho desenvolvido nos três centros. Com cerca de 400 pessoas se apresentando, o evento promete ser uma grande celebração da arte e da cultura”, ressaltou Pedraza.
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
De acordo com a diretora da CMACE Jorge Andrade, Rosicléia Barbosa Gomes, a mostra cultural é um evento importante para os alunos e a comunidade.
Entre os benefícios, Rosicléia inclui a celebração da diversidade e promoção da inclusão, a oportunidade para a educação e o aprendizado e ainda vai oferecer entretenimento e lazer de qualidade. “Nossos alunos terão a oportunidade de mostrar o desenvolvimento de suas habilidades artísticas, culturais e sociais por meio da expressão criativa e, além disso, a mostra pode ajudar a aumentar a confiança e autoestima dos participantes”, afirmou.
O diretor do Centro Municipal de Artes e Cultura Escolar Francisco Lázaro dos Santos - Laio, Luiz Carlos Freire de Souza, enfatizou que em conjunto com os demais centros de artes do município, os alunos participarão do recital, que marca a conclusão do primeiro semestre de atividades e promete uma noite emocionante.
"A comunidade está convidada a prestigiar este evento que vai celebrar o talento e a dedicação dos nossos alunos artistas de Porto Velho, em performances individuais e em grupos".
No ponto de vista da vice-diretora do CMACE Som na Leste, Nayra Maria Ribeiro de Amorim, a mostra de artes é mais que uma simples apresentação, o evento representa o resultado de um trabalho feito há anos, com dedicação, sensibilidade e muito amor pelos Centros de Artes.
"Cada movimento, cada som, cada expressão carrega histórias, descobertas e o crescimento de crianças, jovens e adultos que têm encontrado na arte um espaço de acolhimento, aprendizado e desenvolvimento. É sem dúvida, uma forma de demonstrar o compromisso e ampliar o acesso à cultura", pontuou Nayra.
O secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, disse que “os Centros estão entre os grandes diferenciais em nosso planejamento pedagógico, pois lá, nossos alunos da rede municipal de educação têm a oportunidade de aprender linguagens artísticas e se desenvolver para futuras apresentações em público, sem dúvida é uma bela maneira de enriquecer o currículo de conhecimento”, comentou.
O prefeito Léo Moraes complementou dizendo que “é muito importante gerar oportunidade também para jovens e adultos aprenderem uma nova forma de se comunicar, podendo chegar a uma vivência profissionalmente, seja através da música, da dança, do teatro ou de artes visuais”, disse.
Texto:Humberto Oliveira
Foto:Françoíse Almeida
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Belém Prefeitura promove doação de sangue em parceria com o Hemopa
Belém Prefeitura de Belém promove Semana Municipal da Diversidade
Belém Concurso de Quadrilhas do Arraial de Belém entra na reta final
Belém Operação Lixo Zero já retirou mais de 500 toneladas de resíduos
Praia Grande - SP Camile da Silva e Daniel Rezende dão show e Time PG de natação soma 7 medalhas nos Regionais
Candeias - BA Candeias: Festa de São Pedro começa neste sábado (27); confira a programação
Porto Velho - RO "Nunca vimos algo assim": população celebra primeira noite do Arraiá do Bera
Rio Transição energética avança na cidade e garante redução de gastos
Paraíso - TO Secretaria de Agricultura e Pecuária certifica nove agroindústrias em Paraíso e amplia acesso a mercado com Selo de Inspeção Municipal Mín. 25° Máx. 26°