
O vereador Wanderley Paulo (Progressistas) através da Indicação nº 697/2025, está sugerindo a criação do Núcleo Municipal de Mediação e Conciliação de Conflitos. A proposta tem como objetivo oferecer um serviço gratuito e sigiloso para ajudar pessoas físicas e jurídicas a resolverem desentendimentos de forma pacífica, sem necessidade de recorrer à Justiça tradicional.
De acordo com o projeto, o núcleo funcionaria com uma equipe multidisciplinar, incluindo mediadores, assistentes sociais e psicólogos, que facilitariam o diálogo entre as partes envolvidas. O processo seria voluntário, confidencial e menos burocrático que um processo judicial, buscando acordos em casos como conflitos de vizinhança, questões familiares, desentendimentos no trabalho, pequenas dívidas, ofensas como calúnia e injúria, e até acidentes de trânsito sem gravidade.
O vereador argumenta que a medida ajudaria a desafogar o Poder Judiciário e traria soluções mais rápidas para a população. "A mediação é um instrumento de cidadania, que educa e ajuda a resolver diferenças sem judicialização", destacou Wandreley Paulo.
A iniciativa surge como uma alternativa para conflitos cotidianos que, muitas vezes, se arrastam por anos na Justiça. A expectativa é que, com o núcleo, os cidadãos tenham acesso a uma solução mais ágil e menos desgastante para suas disputas. A proposta será avaliada pela prefeitura, que decidirá sobre a viabilidade de implementação do serviço.
João Pessoa - PB Revitalização do Ponto de Cem Réis e da Duque de Caxias impulsiona novo momento do Centro Histórico
Porto Velho - RO Espaços instagramáveis encantam visitantes no Arraiá do Bera
Porto Velho - RO Sabores típicos conquistam o público no Arraiá do Bera
Alagoinhas - BA Jovens de Alagoinhas iniciam formação para o Salão Estudantil de Artes Visuais
Brasilândia - MS Governador Eduardo Riedel homologa licitação da MS-040 e anuncia mais de R$ 180 milhões em investimentos para Brasilândia
João Pessoa - PB Transporte coletivo terá operação especial em João Pessoa em virtude do jogo do Brasil na Copa Mín. 25° Máx. 26°