
O SPA Cirúrgico do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) está com duas novas pacientes, que estão se preparando para a cirurgia bariátrica na unidade da Rede Municipal de Saúde João Pessoa, referência em tratamento da obesidade grave. As pacientes são Angelúcia Mendes da Silva, de 34 anos, e a dona de casa Sandra Helena Lima Soares, de 52 anos.
Angelúcia Mendes, que é manicure, já estava sendo acompanhada através das consultas pela equipe do Serviço Municipal de Cirurgia Bariátrica do Santa Isabel. Mas como não conseguia perder o peso necessário para fazer o procedimento cirúrgico, foi encaminhada para o SPA.

Ela revela que, por conta da obesidade, enfrenta vários problemas de saúde, como pressão intracraniana idiopática, distúrbio caracterizado pelo aumento da pressão dentro do crânio, que pode levar a diversos sintomas, como dores de cabeça. “Além das dores de cabeça, a pressão intracraniana está me causando esquecimento. Se eu não tivesse descoberto logo, eu poderia ter demência muito jovem e também perder a visão”, revelou Angelúcia.
No SPA, a manicure está sendo acompanhada pela equipe multidisciplinar, composta por diversos especialistas, entre eles endocrinologista, nutricionista e educadores físicos. Ela também está sendo acompanhada por um neurologista. “Estou respondendo bem ao tratamento, perdendo peso. Está dando tudo certo. As expectativas que tenho são as melhores, de mudança de vida. Eu vou me curar da obesidade e de outras doenças também”, afirma.
A outra nova paciente do SPA é Sandra Helena, de 52 anos, que entrou no serviço no início dessa semana. Assim como Angelúcia, Sandra entrou no SPA para atingir a meta de peso para realização da cirurgia, que deve acontecer em três semanas. “O que eu mais quero é ficar bem de saúde. Por conta da obesidade, eu tenho muitos problemas, como pressão muito alta e problemas nas articulações. Então, o que eu quero para a minha vida, com esse tratamento, é ficar bem, ter mais saúde e melhor qualidade de vida”, disse Sandra Helena.

O SPA possibilita, através da internação hospitalar em leitos exclusivos e adaptados, as condições que os pacientes necessitam para perder peso, com acompanhamento diário e contínuo, inserindo dietas mais restritivas associadas a atividades físicas, fisioterapias respiratórias e acompanhamento psicológico.
No SPA Cirúrgico, todos os pacientes são acompanhados pela equipe multidisciplinar do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel, formada por cirurgiões bariátricos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistente social, nutricionistas, educadores físicos e endocrinologistas.
Serviço especializado – O SPA Cirúrgico beneficia pacientes inscritos no Serviço Municipal de Cirurgia Bariátrica do HMSI que possuem dificuldade extrema na perda de peso. A redução de 10% do peso é fundamental para realização da cirurgia bariátrica e faz parte do pré-operatório para garantir o nível de segurança do procedimento cirúrgico.
Lucas do Rio Verde Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde
João Pessoa - PB Revitalização do Ponto de Cem Réis e da Duque de Caxias impulsiona novo momento do Centro Histórico
Porto Velho - RO Espaços instagramáveis encantam visitantes no Arraiá do Bera
Porto Velho - RO Sabores típicos conquistam o público no Arraiá do Bera
Alagoinhas - BA Jovens de Alagoinhas iniciam formação para o Salão Estudantil de Artes Visuais
Brasilândia - MS Governador Eduardo Riedel homologa licitação da MS-040 e anuncia mais de R$ 180 milhões em investimentos para Brasilândia Mín. 24° Máx. 26°