Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
O médico neurocirurgião Jairo Angelos foi o entrevistado deste domingo (25) do programa ‘Mais Saúde’, que vai ao ar pela TV Assembleia. Durante a conversa, ele falou sobre ataxia, doença degenerativa do sistema nervoso caracterizada pela perda de coordenação dos movimentos voluntários, sintoma que faz parte do quadro clínico de diversas doenças neurológicas.
Segundo o neurocirurgião, a ataxia pode ser classificada como um sintoma que, basicamente, seria uma alteração de equilíbrio. “Existe um grupo de doenças raras que são chamadas de ataxias, que causam essa alteração de equilíbrio e outras alterações também ligadas ao sistema nervoso. Dentre elas, nós temos a doença de Machado Joseph, que é hereditária e mais frequentemente encontrada”, explicou o médico.
Além da dificuldade de equilíbrio, o paciente com ataxia tem dificuldades de fala, de deglutição, coordenação motora e, dependendo da fase da doença, de carregar um objeto, de se manter equilibrado.
O profissional explicou que o diagnóstico da doença é clínico, mas que pode ser confirmado por meio de teste genético. “Esse teste genético dá a alteração característica dessa doença de Machado Joseph. Mas, por ser um sintoma, a ataxia pode estar presente em outras doenças, por exemplo, como indicação em um paciente que tem um tumor cerebral, ou hidrocefalia e outras doenças neurológicas”, enfatizou Jairo Angelos.
Tratamento
O médico destacou que, após o diagnóstico, o paciente é encaminhado a um tratamento de suporte, que inclui fisioterapia, fonoterapia, fonoaudiologia e, mais recentemente, aplicação de técnicas de neuromodulação não invasiva. A rede do Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o tratamento.
O programa ‘Mais Saúde’ vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).
Mín. 26° Máx. 27°