Foto: Diego Peres e Antônio Lima/Secom
O governador Wilson Lima entregou, nesta terça-feira (13/05), uma estrutura inédita a municípios do interior do Amazonas, com drones que despejam água e novas viaturas, durante a implantação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) em 16 cidades.
Com a entrega de viaturas Auto Bomba Florestais, as localidades terão pela primeira vez viaturas de grande porte para combater incêndios. O governador entregou, ainda, uma viatura para Manaus.
Os drones que despejam água usam uma tecnologia inédita no combate aos incêndios. A implantação dos GCIPs marca um novo avanço na estruturação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), com a ampliação da presença da corporação de 11 para 27 cidades.
Foto: Diego Peres e Antônio Lima/Secom
“O que estamos entregando não são apenas as viaturas. Isso faz parte de um programa maior que é a montagem de um Grupamento de Combate a Incêndio e Proteção Civil nos municípios. Estamos enviando viaturas de combate a incêndio, implementos e também cinco bombeiros militares, além dos brigadistas que serão fornecidos pelas prefeituras. Isso vai ser fundamental nesses municípios que nunca tiveram uma viatura de combate”, afirmou o governador Wilson Lima.
O GCIP é baseado na Lei Federal nº 13.425/2017 e foi instituído no Amazonas pela Lei Estadual nº 6.987/2024, sancionada em julho do ano passado pelo governador Wilson Lima.
Apresentado em 2023, o objetivo do GCIP é estruturar serviços de prevenção e resposta a emergências em municípios que não têm unidades fixas do Corpo de Bombeiros. Os grupamentos são coordenados por militares do Corpo de Bombeiros, com apoio de brigadistas e infraestrutura fornecida pelas prefeituras.
Mín. 25° Máx. 26°