A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), realiza aOperação Especial Dia das Mães, da área técnica de Pré-Medidos. A ação teve início nesta segunda, 5 de maio, em conformidade com o Plano de Trabalho pactuado entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a AEM-TO, visando assegurar a qualidade das mercadorias, coma fiscalização de produtos que são pré-embalados, ou seja, sem a presença do consumidor. Para tanto estão sendo realizadas visitas de fiscalização em supermercados atacadistas e varejistas, mercados de bairro, estabelecimentos especializados no segmento para verificar se estão dentro das normas estabelecidas por lei.
Os técnicos da Agência de Metrologia estãofiscalizando cosméticos e produtos como: shampoo, condicionador, sabonete, entre outros.
O presidente da Agência de Metrologia, Ronan Dorneles de Sousa destaca a importância da ação.“A Operação Especial Dia das Mães tem por objetivo verificar os produtos para a conferência entre peso informado e peso medido”, aponta o gestor da pasta.
Saiba mais sobre os produtos pré-medidos
Mais de 85% dos produtos que são consumidos pelos brasileiros são pré-medidos, ou seja, são mercadorias que foram embaladas e pesadas sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização. Normalmente, são produtos etiquetados pelo próprio estabelecimento.
A equipe da Agência de Metrologia reforça que todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial deve conter uma embalagem própria, com o rótulo descrevendo o peso bruto da mercadoria.
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