No aniversário de 190 anos da cidade de Barra do Corda, comemorado neste sábado (3), o governador Carlos Brandão esteve no município para cumprir extensa agenda de entregas e inspeção de obras. A ação faz parte das medidas do Governo do Estado com foco em garantir mais qualidade de vida aos maranhenses e fortalecer o modelo municipalista de gestão. Entre as áreas atendidas estão as de saúde, educação e esporte.
“Estamos mostrando a força do municipalismo. Fizemos a entrega de um importante hospital, que passou por reforma e ampliação. A unidade está toda equipada, pronta para receber a população. Entregamos três ambulâncias que servirão à população. Houve a entrega de complexo esportivo, da Academia de Letras e outras obras. Em breve, estaremos inaugurando um centro de hemodiálise e também uma Casa da Mulher Maranhense para atender mulheres vítimas de violência. Enfim, o que eu venho pregando, está acontecendo: unidade, parceria e municipalismo”, declarou o governador Carlos Brandão.
Saúde
Destaque para a entrega dos serviços de ampliação dos Hospitais Acrisio Figueira, Materno Infantil e do Centro de Parto Normal, que é um serviço ofertado dentro do Materno Infantil.
O Hospital Materno Infantil de Barra do Corda foi equipado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado de Governo (Segov) executou a obra. A unidade de saúde possui 44 leitos, cinco salas pré-parto, parto e pós-parto (PPP), que garantem à mulher permanecer no mesmo ambiente durante todo o processo de parto.
A unidade também conta com duas salas cirúrgicas equipadas, três salas de recuperação pós-anestésica (RPA), 10 leitos de internação neonatal, além de consultórios, setor de ultrassonografia, raio-X portátil, cartório e poltronas de medicação. A nova unidade possui, também, uma enfermaria voltada para o atendimento às mulheres indígenas.
O Hospital Acrísio Figueira, também equipado pela SES, tem 50 leitos hospitalares, sendo 18 para pediatria, 16 para clínica médica e 16 para cirurgia geral. O hospital dispõe de três leitos de observação, dois de medicação e três leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), além de duas salas cirúrgicas totalmente equipadas. Um dos destaques é o novo Centro de Material e Esterilização (CME), com duas autoclaves de 300 litros.
Ainda foram entregues três ambulâncias de suporte básico tipo B, com estrutura completa, incluindo ar-condicionado, direção hidráulica ou elétrica, cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha rígida, cadeira de rodas e equipamentos de primeiros socorros.
Mesmo sendo classificadas como unidades básicas, podem ser adaptadas para funcionar como Suporte Avançado (USA), o que amplia sua capacidade de atendimento, inclusive a pacientes em estado crítico.
“Dentro da base municipalista do governador Carlos Brandão, existe o compromisso de cuidar de todo o Maranhão e Barra do Corda não poderia ser diferente. Esse é o compromisso que dentro do municipalismo a gente não abre mão, que é de cuidar de todos os maranhenses”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Mais obras
Ainda foram entregues pela gestão estadual o prédio do Centro de Abastecimento Manoel Mariano de Sousa, a Academia de Letras de Barra do Corda, o novo espaço do Complexo Esportivo no bairro Altamira e a praça no bairro Vila Nenzim. Além de três escolas que foram entregues pela prefeitura: o Centro de Ensino Nilva França, a Escola Municipal Frederico Figueira e a Escola Municipal Elizangela Sousa.
“São 190 anos de história. Barra do Corda está recebendo hoje o governador Carlos Brandão e muitas outras autoridades, o que, para nós, é uma satisfação. Estamos entregando várias obras. O município está fazendo aniversário, mas quem tá ganhando presente é a população. Ambulâncias, hospitais e outras obras foram entregues. É uma parceria que vem dando certo, por isso que o governador é conhecido como um governador municipalista”, concluiu o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles.
Mín. 25° Máx. 27°