Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi
Foto: Arquivo Secom
O município de Gurupi se destacou em nível estadual ao sair na frente e garantir a aprovação de um importante recurso da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A cidade conquistou o valor de R$ 2.391.140,64 (dois milhões, trezentos e noventa e um mil, cento e quarenta reais e sessenta e quatro centavos), que será destinado ao fortalecimento das ações culturais locais até o ano de 2029.
O valor será dividido em parcelas anuais e executado em ações que visam beneficiar diretamente a classe artística gurupiense.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, destacou o impacto desse investimento. “Com esse recurso, poderemos oferecer uma oportunidade valiosa para a classe artística de Gurupi impulsionar e valorizar seus projetos culturais. É um avanço significativo para o setor e uma conquista para todos que vivem da arte e da cultura em nossa cidade”, ressaltou.
A prefeita Josi Nunes comemorou a conquista e reafirmou o compromisso da gestão com a valorização cultural. “Essa conquista mostra o quanto Gurupi está preparada, com planejamento e seriedade, para captar recursos que impactam positivamente nossa comunidade. A cultura é um pilar essencial para o desenvolvimento humano e social, e vamos continuar trabalhando para que ela siga viva e fortalecida em nossa cidade”, enfatizou.
Aldir Blanc
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, tem como objetivo fomentar a cultura em todos estados, municípios e Distrito Federal. Com recursos previstos até 2029, a PNAB é uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura, mediante repasses da União aos demais entes federativos de forma continuada.
Diferente das ações da Lei Aldir Blanc 1 e da Lei Paulo Gustavo (LPG), que tinham caráter emergencial, projetos e programas que integrem a Política Nacional Aldir Blanc receberão investimentos regulares. Fomento que será repassado a ações culturais por meio de editais para trabalhadoras (es) da área cultural, bem como pela execução dos recursos de maneira direta.
Mín. 25° Máx. 27°