Quinta, 01 de Maio de 2025
28°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral ALEMA

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com a comunidade acadêmica do I...

01/05/2025 às 10h31
Por: Redação Fonte: ALEMA
Compartilhe:
Henrique Pereira conversou com a Iyálorixà Jô Brandão, coordenadora do Comitê de Cultura do Maranhão, e Yago Cadete, agente territorial de Cultura
Henrique Pereira conversou com a Iyálorixà Jô Brandão, coordenadora do Comitê de Cultura do Maranhão, e Yago Cadete, agente territorial de Cultura

Agência Assembleia

Nos dias 29 e 30 de abril, São Luís foi palco do Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura do Maranhão, evento que teve como principal objetivo discutir políticas públicas que contribuam para o fomento da cultura no estado. Esse foi o tema da entrevista do programa ‘Diário da Manhã’ desta quinta-feira, 1º de maio, da Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia.

Conduzido pelo o radialista e apresentador Henrique Pereira, o programa recebeu a Iyálorixà Jô Brandão, que é coordenadora-geral do Comitê de Cultura do Maranhão, e Yago Cadete, agente territorial de Cultura de São Luís, que falaram um pouco sobre como foram desenvolvidas as atividades durante os dois dias de evento.

O Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura do Maranhão aconteceu no Campus do Centro Histórico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), sendo uma realização do IFMA/Coordenação Estadual de Agentes Territoriais de Cultura do Maranhão, Comitê de Cultura do Maranhão e Escritório Estadual do Ministério da Cultura (MinC) do Maranhão. Teve como intuito discutir ações articuladas nos territórios, compartilhar saberes com a comunidade acadêmica do IFMA sobre políticas culturais e discutir as atividades a serem apresentadas no evento regional que ocorrerá no final de maio em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Continua após a publicidade

Os agentes territoriais de cultura são pessoas físicas, selecionadas por meio de editais, com representatividade social, cultural, étnico-racial e de gênero em seus territórios. Cada agente conhece as dinâmicas culturais de suas comunidades, onde realizarão ações de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social, e vão receber formação continuada voltada para o desenvolvimento cultural e territorial em suas localidades.

Saberes Culturais

Continua após a publicidade

Esses profissionais funcionam como uma espécie de elo entre o Ministério da Cultura e as pessoas responsáveis pela produção dos saberes culturais em cada localidades, como professores e mestres da cultura popular.

“Os agentes de cultura têm um papel em seus territórios de mobilização e realizar uma série de ações. O objetivo do encontro foi, além de conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas, articular um plano de atividades conjunto que precisam ser desenvolvidas nesses territórios”, disse Jô Brandão.

Continua após a publicidade

O Maranhão possui hoje 23 agentes de cultura espalhados por todo o estado. Yago Cadete, agente de cultura em São Luís, fez um balanço positivo do evento, destacando a importância da mobilização para a disseminação das práticas culturais pelo Maranhão. “Nós fazemos esse trabalho de mapeamento das ações culturais e de levar as informações do Ministério da Cultura para quem verdadeiramente faz arte e cultura nesses territórios. Esse encontro foi fundamental para termos um laço mais próximo, com o escritório do MinC e com o Comitê de Cultura”, pontuou.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários