Agência Assembleia
Nos dias 29 e 30 de abril, São Luís foi palco do Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura do Maranhão, evento que teve como principal objetivo discutir políticas públicas que contribuam para o fomento da cultura no estado. Esse foi o tema da entrevista do programa ‘Diário da Manhã’ desta quinta-feira, 1º de maio, da Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia.
Conduzido pelo o radialista e apresentador Henrique Pereira, o programa recebeu a Iyálorixà Jô Brandão, que é coordenadora-geral do Comitê de Cultura do Maranhão, e Yago Cadete, agente territorial de Cultura de São Luís, que falaram um pouco sobre como foram desenvolvidas as atividades durante os dois dias de evento.
O Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura do Maranhão aconteceu no Campus do Centro Histórico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), sendo uma realização do IFMA/Coordenação Estadual de Agentes Territoriais de Cultura do Maranhão, Comitê de Cultura do Maranhão e Escritório Estadual do Ministério da Cultura (MinC) do Maranhão. Teve como intuito discutir ações articuladas nos territórios, compartilhar saberes com a comunidade acadêmica do IFMA sobre políticas culturais e discutir as atividades a serem apresentadas no evento regional que ocorrerá no final de maio em Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Os agentes territoriais de cultura são pessoas físicas, selecionadas por meio de editais, com representatividade social, cultural, étnico-racial e de gênero em seus territórios. Cada agente conhece as dinâmicas culturais de suas comunidades, onde realizarão ações de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social, e vão receber formação continuada voltada para o desenvolvimento cultural e territorial em suas localidades.
Saberes Culturais
Esses profissionais funcionam como uma espécie de elo entre o Ministério da Cultura e as pessoas responsáveis pela produção dos saberes culturais em cada localidades, como professores e mestres da cultura popular.
“Os agentes de cultura têm um papel em seus territórios de mobilização e realizar uma série de ações. O objetivo do encontro foi, além de conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas, articular um plano de atividades conjunto que precisam ser desenvolvidas nesses territórios”, disse Jô Brandão.
O Maranhão possui hoje 23 agentes de cultura espalhados por todo o estado. Yago Cadete, agente de cultura em São Luís, fez um balanço positivo do evento, destacando a importância da mobilização para a disseminação das práticas culturais pelo Maranhão. “Nós fazemos esse trabalho de mapeamento das ações culturais e de levar as informações do Ministério da Cultura para quem verdadeiramente faz arte e cultura nesses territórios. Esse encontro foi fundamental para termos um laço mais próximo, com o escritório do MinC e com o Comitê de Cultura”, pontuou.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mín. 25° Máx. 27°