Agência Assembleia/ Foto: Kristiano Simas
A coordenadora estadual do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e Supervisora do Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Carla Alcântara Siqueira, falou sobre as políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda no Maranhão. Ela foi a entrevistada desta quarta-feira (30), no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultâneo pela TV Assembleia.
A gestora destacou, na conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira, que o Sine está completando 50 anos com atendimento presencial em 14 municípios, somando 16 agências no estado.
“Estamos com atendimento presencial em 14 municípios com 16 agências, contando com a Grande Ilha, e as perspectivas são as melhores, principalmente, com relação ao Sistema Nacional de Emprego que, hoje, é uma das políticas mais robustas que rodam dentro da Setres, pois a gente entende que o Sine é a primeira porta de entrada para o mercado de trabalho, que precisa de uma qualificação e assistência maior”, detalhou.
Carla Alcântara Siqueira também destacou a inauguração da primeira Casa do Trabalhador do Maranhão, na região do Anjo da Guarda, ampliando o processo de treinamento e qualificação, principalmente na área Itaqui-Bacanga, onde fica situado o setor portuário de São Luís.
A gestora contou que foi lançado pelo Governo do Estado o Programa Residência Técnica Profissional. Ela detalhou que a ação, em parceria com a Fapema, Uema, Uema-Sul e a UFMA, vai propiciar bolsas de incentivo para profissionais que não têm programa de residência em sua formação, como engenheiros e contadores.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube. Assista ao programa na íntegra:
Mín. 25° Máx. 28°