Estão abertas as inscrições para o “ATIBAIA LAB: Formação em roteiro ficcional”, um curso gratuito para quem pretende atuar como roteirista de audiovisual ou para quem quer se aperfeiçoar na área. Com 30 horas de duração total, ao longo de 12 aulas o curso vai apresentar todos os elementos para criação, desenvolvimento, formatação e comercialização de um roteiro audiovisual, compartilhando técnicas e experiências do dia a dia dos roteiristas profissionais. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. As aulas acontecerão às terças, quartas e quintas-feiras, entre 6 e 29 de maio, das 14h30 às 17h, no Teatro Artaud, localizado na Av. Brigadeiro José Vicente Faria Lima, n.º 1365, bairro Atibaia Jardim.
As vagas serão ofertadas de acordo com os critérios de acessibilidade, sendo um deles a descentralização dos participantes – com vagas voltadas para estudantes de escolas públicas, universidades com estudantes do Prouni e comunidades de bairros periféricos, bem como a pessoas integrantes de grupos e coletivos culturais e de associações comunitárias.
Professora e convidados
O curso será ministrado pela professora Laura Barile, profissional com mais de 15 anos de experiência como roteirista, tendo trabalhado em projetos como a série “Gaby Estrella”, indicada ao Emmy Kids Awards 2014, sendo também criadora e roteirista-chefe da série “Mostra tua cara”, indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019. Seu primeiro longa como diretora "Daragaia Lida" (em pós-produção) foi vencedor da Primeira Menção Especial no LABEX Argentina 2019.
Além dela, o curso conta com a participação de especialistas na área. São eles: Pedro Fernandes, produtor e roteirista especializado em comunicação estratégica, que vai ministrar as aulas focadas em pitching, além de conduzir a dinâmica de redação colaborativa dos 10 projetos selecionados previamente na etapa de inscrição, e Renata Kochen, roteirista de ficção que assinou roteiro de séries como “De Volta aos 15” (Netflix) e “Mila no Multiverso” (Disney+), e que vai apresentar o trabalho em salas de roteiro para plataformas e a escrita para o público infanto-juvenil.
Inscrições
Os interessados podem se inscrever clicando AQUI . Serão oferecidas 35 vagas, dos quais 10 alunos terão seus projetos selecionados para receberem uma consultoria coletiva e apresentação de um “pitching”, ou seja, uma forma de exposição clara, rápida e convincente do trabalho. Isso vai dar aos alunos a chance de sair com trabalhos sólidos, de modo que possam trilhar caminhos de financiamento, desenvolvimento e comercialização ou produção de seus roteiros.
Por meio da consultoria para os alunos mais avançados, a oficina também dará aos alunos a chance de conhecerem o universo profissional do audiovisual e se familiarizarem com a área, especialmente agentes da cultura que querem se aventurar pela primeira vez nesse setor.
Mín. 25° Máx. 28°