Com o propósito de chamar a atenção da sociedade para a redução de sinistros e mortes no trânsito, o governo de Rondônia, em parceria com instituições públicas e privadas, realiza, nesta quinta-feira (1º de maio), a primeira mega ação da campanha “Maio Amarelo”, conduzida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), que este ano traz como tema a mensagem “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, provocando, assim, reflexões sobre o impacto das ações humanas. Para dar início a este relevante evento anual, o Departamento está preparando extensa agenda de ações educativas, que vai se estender simultaneamente em todo o estado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o tema deste ano permite ampliar a compreensão de que a mobilidade humana ultrapassa os aspectos práticos do movimento e do deslocamento, envolvendo também o direito fundamental e inalienável de ir e vir com segurança. “Nesse sentido, o governo promove a campanha em todo o estado com o intuito de fortalecer o engajamento da população pararedução de sinistros e mortes no trânsito”, salientou.
O EVENTO
No dia 1º de maio, o Detran-RO mobiliza sua equipe de educadores no trânsito para executar a ação que marca o início das ações do movimento “Maio Amarelo” no Parque do Abobrão, na zona Sul de Porto Velho. O evento vai começar às 15h e será aberto ao público, oferecendo diversas atividades, como exposição do túnel do tempo contando a história do automóvel, bem como a da história do “Maio Amarelo”; shows e sorteio de bicicletas e de outros brindes.
Além disso, os parceiros do Detran-RO estarão presentes realizando a apresentação dos serviços que serão destinados à população. Foram convidados a participar do evento a Base Aérea de Porto Velho (BAPV), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), entre outras instituições.
PROGRAMAÇÃO
Após o evento, as ações simultâneas continuarão sendo intensificadas no mês de maio. Segundo o diretor da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Fábio Duarte, “mesmo após o ‘Maio Amarelo’, onde concentramos nossos esforços para levar conscientização de segurança no trânsito à população, as ações educativas continuarão por todo o ano, pois, todos os dias precisamos lembrar que a vida vale mais que alguns minutos no trânsito”, evidenciou.
Confira a programação das principais atividades do “Maio Amarelo”:
Além disso, outras ações acontecerão, também, em todo o estado levando a mensagem ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’, conscientizando a população sobre a importância do trânsito com prudência. Uma delas é a iluminação da Passarela do Espaço Alternativo que mudará de cor, ficando toda amarela durante o mês de maio.
MOVIMENTO INTERNACIONAL
O “Maio Amarelo” iniciou como um movimento internacional criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em maio de 2014, em alusão ao mês em que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a primeira Década de Ações para a Segurança no Trânsito, tornando o mês como referência para ampliar o debate em torno das ações voltadas à segurança no trânsito. O movimento busca estimular a participação da população, de empresas, governos e entidades na discussão e desenvolvimento de ações para um trânsito mais seguro e humano.
Com o envolvimento dos diversos setores da sociedade civil, o movimento assumiu o status de campanha, sendo incorporado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em suas resoluções, nas quais estabelece as campanhas educativas anuais, tornando-se, assim, campanha prioritária a ser desenvolvida todos os anos.
Fonte
Texto: Assessoria Detran
Fotos: Jarlana Davy
Secom - Governo de Rondônia
Mín. 25° Máx. 28°