No Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado nesta segunda-feira, 28, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), promove ações para conscientizar servidores sobre a prevenção de doenças, além da promoção do bem-estar. A iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST) e faz parte da campanhaAbril Verde.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, enfatiza que o Governo do Tocantins trabalha para promover um ambiente que possibilite ao servidor o desempenho de suas funções da melhor forma possível, observando as suas necessidades. “Dentro desta perspectiva, temos reformado espaços, entregado equipamentos e mobiliários que tem transformado os ambientes de trabalho. Além disso, temos por parte do governador Wanderlei Barbosa a valorização das equipes com reajustes e pagamentos de insalubridades, piso e salários em dia”, pontua o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
A gerente do NASST, Tayse de Paula, destaca que 20 equipes do setor de saúde e e segurança do trabalho estão distribuídas nos hospitais, hemocentros, laboratórios e anexos do Tocantins, onde realizam acolhimento, atendimentos psicológicos, exames clínicos ocupacionais, implementação das Normas Regulamentadoras (NRs) e a oferta de práticas integrativas e complementares em saúde. “Todas voltadas à valorização e cuidado com o trabalhador do SUS [Sistema Único de Saúde], garantindo cobertura e atenção contínua às demandas dos trabalhadores”, pontua.
Programação
Durante a ação na sede da SES/TO, que ocorre nesta segunda-feira, 28, o serão ministradas palestras sobre a percepção de risco no ambiente administrativo; percepção de risco no ambiente administrativo; impactos psicossociais do trabalho na saúde mental dos trabalhadores; ergonomia no ambiente de trabalho; as notificações de acidentes de trabalho e as noções básicas de primeiros socorros.
A servidora da SES/TO Maria Elisângela Birino Martins evidencia a relevância da iniciativa. “Vejo um trabalho muito importante da parte da SES/TO em se preocupar com a saúde dos seus colaboradores e servidores. A jornada de trabalho às vezes é muito intensa nos levando ao cansaço físico e mental. Com a ação, os profissionais do NASST nos alertam para evitar o sedentarismo, observar a postura, principalmente ao sentar, e outras orientações benéficas à saúde do trabalhador”, salienta.
Saúde do trabalhador
Na 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Tocantins (CIB-TO), realizada na quarta-feira, 24, foi aprovada a implantação de dois novos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) para as regiões do Bico do Papagaio e sudeste do estado.
O gerente de Saúde do Trabalhador da SES/TO, Everson Farias de Oliveira, explica que a implantação dos Centros significa ampliação e expansão dos serviços, e fortalece a cobertura e o monitoramento de agravos relacionados ao trabalho, principalmente em áreas mais distantes. “É interessante que as outras regiões também tenham suas representações. O estado dará suporte técnico completo aos municípios que se comprometerem com a composição de novas equipes”, concluiu.
Mín. 25° Máx. 28°