Agência Assembleia/ Fotos: Meiky Braga
Os alunos do projeto Sol Nascente aplaudiram e agradeceram a ação de saúde bucal promovida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), neste sábado (26), na sede da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa, no bairro Maiobão.
Realizada em parceria com a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Alema, a ação consistiu na aplicação de flúor em 121 crianças e adolescentes, na faixa etária de 9 a 16 anos, que participam do projeto social. A coordenadora do projeto Sol Nascente, professora Cynthia Vieira, destacou a importância da medida para o processo de formação dos alunos.
“Além de potencializar as habilidades dos nossos alunos, temos também que lhes garantir assistência e cuidados. Essa é uma das características do trabalho tanto da presidente da Assembleia, Iracema Vale (PSB), quanto da presidente do Gedema, Carol Duailibe, a de garantir que nossos alunos sejam bem cuidados.. É uma ação que fortalece ainda mais o nosso compromisso com essas famílias”, afirmou Cynthia Vieira.
A cirurgiã dentista Stefanny Lins Oliveira, da DSMO, auxiliada pela enfermeira Daniella, realizou a aplicação de flúor, após uma palestra de orientação sobre os cuidados que se deve ter com a saúde bucal.
“Essa é uma iniciativa louvável por parte da Assembleia, através do Gedema. É muito importante se explicar sobre a escovação, a evolução da doença cárie e a importância do flúor. Esse conhecimento vai facilitar o dia a dia deles evitando algumas doenças que podem estar sendo pré-estabelecidas”, ressaltou Stefanny Oliveira.
Importância
Maria Clara Batista Fonseca, 10 anos, aluna da oficina Canto Coral, agradeceu a iniciativa e a relevância do conhecimento recebido.
“Esse é um momento muito importante para o tratamento dos dentes, para ficarem mais fortes e a gente aprender a escovar de forma correta. Valeu a pena vir aqui hoje para aprender como cuidar da saúde bucal”, frisou.
Aluno da oficina de Sopro, Otávio Lucas Verde Lopes, 14 anos compartilhou da mesma opinião. “È uma medida muito importante para a nossa saúde dental. Somos muito agradecidos ao Gedema por essa ajuda. As orientações passadas pela tia Stefanny foram muito importantes para a gente”, acentuou.
Esther Nascimento dos Reis, 13 anos, aluna da oficina de Sopro, também ressaltou a importância da iniciativa do Gedema. “Muitos não têm essa oportunidade. E achei as orientações da doutora Stefanny muito importantes, até porque muitas pessoas não sabem como escovar os dentes direito, assim como não sabem exatamente o que é a cárie e como deve ser evitada”, afirmou.
Mín. 25° Máx. 28°