O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP), promoveu, de terça (22) a sexta-feira (25), a III Semana do Trabalhador Imunizado e a V Semana da Segurança do Paciente, com o tema “Semana da Segurança: Segurança Importa!” A ação, coordenada pela equipe de Segurança do Paciente e Segurança do Trabalho da unidade de saúde, teve como foco o cuidado com os profissionais da instituição por meio de atividades de conscientização, vacinação e fortalecimento da cultura da segurança no ambiente hospitalar.
A abertura da semana teve duas palestras voltadas para os colaboradores. A primeira abordou a cultura da segurança dentro da instituição, enquanto a segunda tratou do impacto das relações interpessoais no ambiente corporativo. Nos dias seguintes, a programação seguiu com uma campanha de vacinação, além de dinâmicas e momentos educativos sobre segurança do paciente e gestão de resíduos hospitalares.
Um dos destaques da programação foi a construção simbólica da “Árvore da Segurança”, montada com a participação dos colaboradores, que deixaram mensagens sobre o que é segurança para eles e como podem contribuir para um ambiente mais seguro tanto para os profissionais quanto para os pacientes.
Maria Santos, responsável pela segurança do paciente no IDTNP, destacou a importância da ação. “Montamos dois espaços aqui na unidade: um no auditório para a campanha de vacinação dos profissionais e outro com orientações sobre segurança do paciente e de resíduos. Esta é uma semana voltada para a conscientização e valorização dos trabalhadores e suas práticas seguras no ambiente hospitalar”, afirmou a profissional.
A imunização dos trabalhadores é parte essencial da programação. De acordo com a enfermeira do trabalho Jucileide Alves, o hospital possui um Programa de Imunização Ocupacional, alinhado às diretrizes da Norma Regulamentadora 7 (NR7), do Ministério do Trabalho e Emprego. “Ofertamos vacinas que protegem os profissionais contra doenças ocupacionais. Além disso, registramos todas as doses aplicadas no prontuário eletrônico do cidadão, que pode ser acessado pelo aplicativo Meu SUS Digital”, explicou a profissional de saúde.
Em parceria com a Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), foram ofertadas seis vacinas: DT (difteria e tétano), hepatite B, febre amarela, tríplice viral, covid-19 e influenza. Até o momento, já foram administradas mais de 500 doses e alcançando cerca de 300 trabalhadores da unidade.
Em sua terceira edição, a Semana do Trabalhador Imunizado reafirma o compromisso do IDTNP com a valorização, proteção e capacitação contínua de seus profissionais, reconhecendo que ambientes seguros e colaborativos refletem diretamente na qualidade da assistência prestada à população.
Mín. 25° Máx. 28°