Sábado, 26 de Abril de 2025
29°

Tempo nublado

Salvador, BA

Saúde Piauí

Sesapi realiza 150 atendimentos em ação do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção da Saúde do Adulto e Idoso, realizou, nesta sexta-feira (25), no Shoppi...

25/04/2025 às 21h42
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção da Saúde do Adulto e Idoso, realizou, nesta sexta-feira (25), no Shopping da Cidade, uma série de atividades com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado da hipertensão arterial. Cerca de 150 pessoas que frequentam o local foram beneficiadas com a ação, que faz alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado neste sábado (26).

Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2023 mostraram que a frequência de adultos que referiram diagnóstico médico de hipertensão arterial aumentou no período entre 2006 e 2023, variando de 22,6% em 2006 a 27,9% em 2023 (aumento médio de 0,23 pp/ano). Foi observado aumento na prevalência do indicador em ambos os sexos, com maior incremento entre os homens, variando de 19,5% em 2006 a 26,4% em 2023 (0,32 pp/ano). O Piauí possui 572.762 hipertensos cadastrados no e-SUS.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Mais conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial atinge 27,9% da população brasileira. Ainda segundo o levantamento do Vigitel, a prevalência é maior entre mulheres (29,3%) do que entre os homens (26,4%) nas 27 capitais brasileiras. Entretanto, em ambos os sexos, a frequência aumentou com a idade e diminuiu com o nível de escolaridade.

Continua após a publicidade

“A Sesapi está realizando uma ação que marca a comemoração do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. É uma ação que tem o objetivo de sensibilizar a população, os gestores, os profissionais de saúde sobre a importância de ação de prevenção, de tratamento, diagnóstico e busca ativa de pacientes hipertensos”, afirmou Luciana Sena, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Continua após a publicidade

Francisca Maria, de 68 anos, transitava pelo Shopping da Cidade e aproveitou para aferir a pressão arterial e medir a glicemia. “O atendimento foi maravilhoso, estão fazendo perguntas e está sendo muito bom aqui para nós. É muito importante para a saúde da gente, para o bem-estar e principalmente para as pessoas já idosas como eu. Tenho 68 anos e eu procuro sempre fazer meu check-up e eu acho que todo mundo deve fazer o check-up porque é muito importante para a nossa saúde”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Continua após a publicidade

A iniciativa é uma parceria da Sesapi com a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Piauí, o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), as faculdades Unip, Aespi e Fapi e ofertou aferição da pressão arterial, teste de glicemia, avaliação da composição corporal, teste de força muscular, orientações sobre exercícios físicos, avaliação antropométrica, orientações nutricionais e atendimento com cardiologista.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Este dia é importante para que a gente oriente aqui a população que está passando pelo shopping. Sobre os fatores de risco, a gente sabe que a hipertensão é uma doença muito prevalente, não só no estado de Piauí, como no Brasil e no mundo. E se a gente for colocar em números, ela é uma das principais causas de morte. Então, aqui são feitas algumas orientações com relação a esses fatores de risco”, afirmou o médico cardiologista Benoni Carvalho, coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Sesapi.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários