Sábado, 26 de Abril de 2025
30°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Piauí

Sefaz assina carta de intenção com o Sebrae em busca de soluções inovadoras

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) assinou, nesta sexta-feira (25), uma carta de intenção com o Sebrae para adesão ao Catalisa Gov, uma estratégia nac...

25/04/2025 às 16h21
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) assinou, nesta sexta-feira (25), uma carta de intenção com o Sebrae para adesão ao Catalisa Gov, uma estratégia nacional voltada a impulsionar a inovação aberta no setor público, já presente em dez estados. No âmbito estadual, a Sefaz é a primeira secretaria a firmar esse compromisso com o Sebrae.

O acordo marca o início de uma parceria focada na contratação pública de soluções inovadoras, conectando o poder público a startups — especialmente as chamadas GovTechs, empresas voltadas à resolução de desafios do setor governamental.

Segundo o diretor de Inovação e Gestão da Sefaz, Antonio Emanuel Ribeiro, a iniciativa integra um conjunto de ações previstas pela Unidade de Gestão, Inovação e Transformação Organizacional (Unigest) para 2025. “Estamos iniciando um ciclo de inovação aberta com o apoio do Sebrae, que traz toda sua experiência no setor de inovação e startups. A proposta é estruturar um plano de trabalho, identificar desafios reais enfrentados pela Sefaz e, a partir disso, buscar soluções junto a GovTechs locais ou de alcance nacional”, explicou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o diretor, a expectativa é concluir o plano de ação nos próximos dois meses, com o lançamento dos primeiros editais previsto para este ano. “O objetivo é atrair startups e empreendedores com soluções para problemas que não têm resposta pronta no mercado. A ideia é buscar alternativas realmente inovadoras”, afirmou.

Para a consultora do Sebrae, Bruna Neves, a iniciativa representa um avanço importante na aproximação entre inovação e setor público no Piauí. “Nosso papel é oferecer uma consultoria especializada, ajudando na identificação e priorização de desafios internos e apoiando toda a jornada até o lançamento do edital”, destacou.

Continua após a publicidade

O próximo passo da parceria será a aplicação de um diagnóstico organizacional e a elaboração de um plano de trabalho conjunto. Após a aprovação dos superintendentes e do secretário da Fazenda, Emílio Júnior, o acordo de cooperação técnica será formalizado, abrindo caminho para o início do processo de seleção e contratação das soluções inovadoras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários