A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) realizará, na próxima quarta-feira, dia 30, a primeira reunião do ano da Rede Sergipana de Observatórios. O evento acontecerá no Tiradentes Innovation Center, reunindo os representantes das secretarias e órgãos do Estado nas áreas de estatística, estudos e pesquisas.
O evento acontecerá a partir das 8h e a programação inclui painéis sobre a Rede de Observatórios e sua relação com o Planejamento Estratégico, assim como serão discutidos objetivos, composição e o plano de trabalho da Rede. Na ocasião, também serão apresentados painéis sobre a Infraestrutura de Sistemas Dados Espaciais (ISDE) e temas relacionados à Transformação Digital e Inovação no âmbito dos dados.
“É um momento para reunir toda a rede, composta por representantes das áreas nas secretarias e órgãos do Governo, com foco em alinhar o plano de trabalho da Rede Sergipana de Observatórios, além de trazer, também, outros pontos importantes sobre os temas que envolvem nossa atuação”, destaca o subsecretário de Estudos e Pesquisas da Seplan, Ciro Brasil, que coordena o Observatório de Sergipe.
Sobre a Rede Sergipana de Observatórios
Criada em novembro de 2024, a Rede de Observatórios é uma importante articulação permanente entre núcleos de estudos e pesquisas do Governo de Sergipe. Ela terá como foco a compilação, produção e a difusão de dados, informações e conhecimentos sobre a realidade socioeconômica de Sergipe em suas diversas dimensões.
Atualmente, o Governo do Estado já possui uma rede extensa, além do Observatório de Sergipe, que centraliza a análise de estudos e pesquisas locais, regionais e nacionais, além de outras atividades. Ela engloba o Observatório do Trabalho, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem); o Observatório da Mulher, vinculado à Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM); e a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Existem, ainda, núcleos voltados aos estudos de dados na Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Ações Climáticas (Semac), Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) e SergipePrevidência. A ideia é expandir e fortalecer esse trabalho no âmbito de todo o poder executivo estadual.
Mín. 26° Máx. 28°