De origem indígena, dos povos Kaxinawa e Jaminawa, no encontro dos rios Muru e Tarauacá, o “rio dos paus ou das tronqueiras”, a cidade famosa por seus grandiosos abacaxis completa 112 anos de história nesta quinta-feira, 24, com vivências, cultura, crescimento e investimentos do governo do Acre em todas as áreas do desenvolvimento.
Tendo saltado para a terceira posição entre as maiores cidades do estado, com 43.464 habitantes, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Tarauacá situa-se a 409km, pela BR-364, da capital Rio Branco e a quase 228km de Cruzeiro do Sul, a segunda maior do Acre.
Como prova do compromisso do governo Gladson Camelí com o desenvolvimento e o progresso dos 22 municípios acreanos, o Estado tem prestigiado a cidade com investimentos importantes em saúde, educação, comunicação, meio ambiente, segurança, abastecimento de água, saneamento básico, agricultura familiar e infraestrutura, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Sempre que homenageia a localidade, o governador enfatiza a reunião de esforços e parcerias cuja prioridade é a presença do Estado em benefício da população. “Tarauacá é uma terra de povo acolhedor e nos anos da nossa gestão estamos trabalhando e continuaremos trabalhando firme para garantir um futuro melhor para todos. Contem com nosso apoio e tenham certeza do nosso comprometimento”, afirma.
Em mais este aniversário da cidade, vale lembrar como o trabalho do governo do Acre vem se materializando, ao longo dos últimos anos, em obras, ações e programas que fazem o município prosperar e iniciar mais um ciclo de oportunidades para a população tarauacaense.
Um dos destaques é a obra de pavimentação do terceiro acesso do município, com investimento de mais de R$ 11 milhões, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre). Além de melhorar a mobilidade dos moradores dos bairros Copacabana, Avelino Leal e Centro pela BR-364, a via facilita e proporciona segurança ao trânsito de caminhões de carga.
O governo estadual também investe, em parceria com a prefeitura, na construção do Canal do Buxão, que visa resolver os problemas de alagamento no município. O projeto conta com recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 5 milhões.
A atual gestão revitalizou vários prédios públicos em Tarauacá, tais como o 7° Batalhão da Polícia Militar, as rádios Difusora e Aldeia FM, o Hospital Dr. Sansão Gomes, a estação de tratamento de água (ETA), a Delegacia de Polícia Civil, o Terminal Rodoviário e a Biblioteca Pública Estadual Professor Ancelmo Lessa.
Também parceria com a prefeitura, o Estado pavimentou e realizou serviços de drenagem em várias ruas da parte urbana do município, com serviços de tapa-buraco e outros paliativos que visam assegurar condições de trafegabilidade em vias como a Rua José Raimundo, no bairro Ipepaconha; a Rua Francisca de Araújo Correia, no bairro Esperança; e no acesso ao porto do Rio Acuraua à Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental 15 de Junho, entre outras.
Garantindo o escoamento da produção na zona rural, por meio do Deracre, o governo trabalha continuamente na abertura e manutenção de ramais, como o do Caucho, o do Macaco Preto e do Floriano, entre outros.
Outra importante intervenção do governo do Estado em Tarauacá foi a reforma da pista de pouso e decolagem e do terminal de passageiros do Aeródromo José Galera dos Santos, incluindo iluminação noturna, garantindo segurança aos passageiros e trafegabilidade aérea.
O Hospital Geral Dr. Sansão Gomes foi reformado e ganhou uma brinquedoteca. Com objetivo de diminuir a espera nas filas por cirurgias eletivas, a população tarauacaense foi beneficiada pelo programa Opera Acre. Além disso, o Saúde Itinerante leva regularmente serviços especializados a comunidades ribeirinhas e indígenas de difícil acesso.
O governo do Acre investiu na construção de escolas indígenas para fortalecer a educação indígena, trabalha continuamente na manutenção de prédios escolares e, além de promover a revitalização da Biblioteca Pública Estadual Professor Ancelmo Lessa, oferece cursos técnicos e realiza os Jogos Estudantis do Acre (Jeac). Na edição de 2025, a abertura foi realizada no Ginásio Poliesportivo Ruynet Lima de Matos, que foi completamente revitalizado e entregue à população como parte das comemorações pelos 112 anos do município, que incluem a reinauguração do Estádio Naborzão.
O governo estadual investiu em municípios como Tarauacá, Feijó, Assis Brasil e Plácido de Castro, garantindo a construção de 125 casas com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
O Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre) instalou cerca de 120m de rede de água no bairro Ipapecunha e a ampliação em outras partes da cidade, além de realizar manutenções preventivas para possibilitar a eficiência do abastecimento na cidade. No período de seca do rio, para evitar o desabastecimento, criou soluções paliativas de barragem, assegurando a captação e distribuição mínima.
Para fortalecer a segurança pública, o governo do Estado realizou a reforma e modernização do prédio da Delegacia-Geral de Polícia Civil de Tarauacá, há três anos, e reforçou o efetivo com a convocação de pessoal e entrega de armamento; a Academia de Polícia de Tarauacá também foi revitalizada, melhorando o policiamento ostensivo. Ainda em 2022, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ganhou um novo prédio, com espaços novos e equipados.
Há três anos, as rádios Aldeia FM e Difusora AM de Tarauacá foram revitalizadas e, além da reforma física dos prédios das duas emissoras, a Difusora recebeu um novo transmissor transistorizado de 1,5 kW, marcando um novo momento para a comunicação no município.
No campo das ações de combate aos ilícitos ambientais, o governo e instituições ambientais parcerias promoveram a regularização ambiental de produtores rurais de Tarauacá, com inscrições e retificações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e assinaturas de termo de compromisso ambiental (TCA). Houve também a entrega gratuita de títulos definitivos de propriedade.
O governo do Acre tem estado presente no auxílio emergencial durante as enchentes que Tarauacá enfrenta, assim como acontece em quase todas as cidades acreanas nos meses de março e abril.
No dia 22 de março, o governador Camelí visitou o município para levar ajuda humanitária, com a entrega de alimentos, kits de higiene e de limpeza para as famílias atingidas pela alagação.
Na oportunidade, ainda visitou os locais mais atingidos e discutiu questões de infraestrutura com a prefeitura, comprometendo-se em articular os esforços necessários, inclusive perante o governo federal, para obter soluções para o problema.
O prefeito Rodrigo Damasceno aproveitou a ocasião para reconhecer e agradecer a atenção dispensada no atendimento das necessidades do povo tarauacaense: “O governo está sempre com a estrutura do Estado disponível para encaminhar as questões de interesse do município e já vem desempenhando ações positivas, no sentido de mudar o eixo de crescimento da cidade, com o cadastramento de famílias para novas habitações, entre outras ações”.
The post Tarauacá completa mais um aniversário com investimentos do governo do Estado em todas as áreas do desenvolvimento appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 25° Máx. 28°