O deputado estadual Lidio Lopes marcou presença nesta quarta-feira em uma reunião remota da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale (União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais). Como 1º Secretário da comissão, ele se juntou a outros parlamentares de todo o país para discutir o plano de trabalho para o próximo ano.
A comissão tem como objetivo promover ações de conscientização, prevenção e apoio relacionados aos transtornos depressivos e ao uso de substâncias psicoativas. Para isso, será promovido campanhas educativas, parcerias e ações que visam diminuir os impactos sociais e pessoais dessas questões.
Durante a reunião, foi aprovada a realização de quatro simpósios ao longo de 2025, abordando temas como estratégias de prevenção e intervenção, impacto das drogas na saúde mental, apoio e tratamento, além de políticas públicas, legislação e educação. Os eventos acontecerão nas cidades do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia e Roraima.
Lidio Lopes destacou a importância de fazer parte dessa comissão, ressaltando que ela possibilita a realização de ações concretas em prol da prevenção à depressão e ao uso de drogas. “Vamos trabalhar para realizar ações a cada dois meses em diferentes estados, sempre buscando conscientizar as pessoas sobre saúde mental e prevenir o suicídio”, afirmou o parlamentar.
Participaram do encontro os deputados Danniel Librelon (RJ), Pastos Gilson (PR), Catarina Guerra (RR), Jurailton Santos (BA) e Lidio Lopes (MS). Na reunião, também foi definida a composição da Comissão. Confira:
Presidente: Danniel Librelon (RJ)
1° Vice: Pastor Gilson (PR)
2ª Vice: Catarina Guerra (RR)
3° Vice: Jurailton Santos (BA)
1° Secretário: Lidio Lopes (MS)
2° Secretário: Hermeto (DF)
3° Secretário: Rogério Barra (PA)
1° Suplente: Pastor Daniel de Castro (DF)
2° Suplente: Dirceu Tem Caten (PA)
3° Suplente: Coronel Neil (PA)
4° Suplente: Anderson Monteiro (PB)
5° Suplente: Comandante Dan (AM)
Mín. 25° Máx. 28°