Quinta, 24 de Abril de 2025
24°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Gurupi - TO

Secretaria de Saúde de Gurupi participa da V Mostra Tocantinense com seis experiências exitosas no SUS

Por Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi Fotos: Cosems-TO A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (Semus) está sendo destaque na V Mostra T...

24/04/2025 às 07h51
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO

Por Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi
Fotos: Cosems-TO

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (Semus) está sendo destaque na V Mostra Tocantinense de Experiências Exitosas e Inovadoras no SUS, realizada em Palmas, capital do Tocantins. O evento reúne profissionais e gestores da saúde de todo o estado para apresentar práticas bem-sucedidas que promovem melhorias na qualidade dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), a V Mostra Tocantinense de Experiências Exitosas teve início nesta terça-feira, 22 e finaliza nesta quarta, 23. Foram 62 experiências inscritas de 30 municípios do Tocantins.

A experiência “Cuidar – Humanizando Relações em Gurupi”, voltada à saúde mental dos servidores da Semus, foi uma das ações reconhecidas pela gestão.Foto: Cosemto
A experiência “Cuidar – Humanizando Relações em Gurupi”, voltada à saúde mental dos servidores da Semus, foi uma das ações reconhecidas pela gestão.Foto: Cosemto

Ao todo, a Semus de Gurupi inscreveu e apresentou seis experiências exitosas, distribuídas entre a Atenção Básica, Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e Modelo de Atenção à Saúde.

Continua após a publicidade

Atenção Básica

  • “Implantação de fluxo de atendimento odontológico domiciliar a acamados de uma USF em Gurupi” – Apresentada pela dentista Rosângela Araújo Rodrigues, mostrou o trabalho de atendimentos domiciliares realizado pela equipe de Saúde Bucal da Unidade de Saúde da Família (USF) João Manoel.
  • “Grupo terapêutico como dispositivo de acolhimento para mães de crianças com TEA no contexto do SUS” – Apresentado pela psicóloga Helloysa Chayane de Melo, da equipe Emulti, sobre o trabalho desenvolvido na USF Nova Fronteira. O projeto oferece suporte emocional, psicoeducação, rede de apoio e auxilia na redução da sobrecarga, promovendo o autocuidado e o bem-estar das mães de crianças autistas.
  • A psicóloga Helloysa Chayane de Melo apresentou a experiência sobre grupo terapêutico para acolhimento de mães de crianças com TEA, realizada na USF Nova Fronteira.Foto: Cosemsto
    A psicóloga Helloysa Chayane de Melo apresentou a experiência sobre grupo terapêutico para acolhimento de mães de crianças com TEA, realizada na USF Nova Fronteira.Foto: Cosemsto
  • “Diagnóstico precoce do câncer bucal em Gurupi: parcerias SUS, universidade e laboratório privado” – Apresentado pela coordenadora de Saúde Bucal de Gurupi, Ana Cristina Cruz, destaca a articulação entre instituições para agilizar o diagnóstico de lesões suspeitas de câncer bucal. Os casos suspeitos são encaminhados à UNIRG, onde uma cirurgiã-dentista especialista realiza a biópsia. As amostras são levadas por acadêmicos de Odontologia à Secretaria de Saúde e, de lá, enviadas ao laboratório anatomopatológico em Palmas, via transporte municipal.

Modelo de Atenção à Saúde e Gestão do Trabalho

Continua após a publicidade
  • “Vem Ver Gurupi: onde a visão é um direito” – Apresentado pelo Secretário Executivo de Saúde, Ricardo da Silva de Jesus, mostrou os resultados do projeto realizado ao longo de 2024, com mais de 3 mil cirurgias de pterígio e catarata e mais de 8 mil pessoas atendidas.
  • “Acolhendo as cores: promovendo a inclusão na Rede de Atenção à Saúde de Gurupi” – Projeto na linha de Modelo de Atenção à Saúde, realizado na USF Nova Fronteira. Atende crianças de até 14 anos para diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), oferecendo acompanhamento com médica do desenvolvimento infantil, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta e psicólogas.
  • “Cuidar – Humanizando Relações em Gurupi: uma experiência de amor e cuidado” – Da área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, promove o fortalecimento da saúde mental dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde. Realizado em cinco etapas ao longo do ano, o projeto contou com palestras, dinâmicas e momentos de autocuidado para os servidores da Semus.

Políticas públicas eficazes

A secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes, destacou a importância da participação do município. “Essas experiências refletem o comprometimento e a criatividade dos nossos profissionais. É uma grande honra ver Gurupi sendo representada com ações que cuidam da população com tanto zelo e inovação. Estamos colhendo os frutos de uma gestão que acredita no poder transformador do SUS”, pontuou.

Continua após a publicidade

Para a diretora da Atenção Básica, Maria Auxiliadora da Paixão, a participação na Mostra reforça a importância de apresentar experiências exitosas desenvolvidas na Atenção Primária e nas Unidades de Saúde da Família, “que visam melhorar o acesso e qualificar o atendimento aos usuários no âmbito do SUS, valorizando o acolhimento, a assistência e a continuidade do cuidado”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários