Encerra-se às 23h desta quarta-feira, 23, o prazo de inscrição para o concurso público da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O certame é conduzido pela SES e pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), e selecionará profissionais para o provimento de 878 vagas, em 14 cargos de níveis médio e superior. Para concorrer, o profissional deve atender aos requisitos estabelecidos no edital de abertura e realizar a inscrição no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) , banca organizadora do concurso.
No momento de realização da inscrição, o candidato deve indicar o cargo a que deseja concorrer e a respectiva Região de Saúde. Após realizar a solicitação de inscrição, é necessário gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e efetuar o pagamento da taxa, que custa R$ 80 para os candidatos aos cargos de nível médio, e R$ 150 aos que optarem por cargos de nível superior.
Para os profissionais de nível médio, as vagas estão distribuídas entre os cargos de Técnico de Enfermagem e Técnico em Radiologia. E para os profissionais de nível superior há opções para os cargos de Médico, Assistente Social, Biólogo, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Psicólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional e Sanitarista.
Do total de vagas, 119 estão reservadas aos candidatos autodeclarados afrodescendentes, nos termos da Lei nº 8.331/2017; e outras 146 se destinam às pessoas com deficiência, conforme estabelece a Lei nº 3.549/1994. Cada candidato pode concorrer a apenas um cargo. As vagas estão distribuídas nas sete Regiões de Saúde do Estado, as quais abrangem todos os municípios de Sergipe.
Além de suprir a demanda atual de profissionais da Rede Estadual de Saúde e aprimorar a qualidade do atendimento prestado pelo Governo do Estado em todos os 75 municípios, o concurso formará um cadastro reserva a ser utilizado pela SES durante a vigência do edital. O período é de dois anos, com a possibilidade de ser prorrogado por igual período.
O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, apontou que o concurso é uma oportunidade ímpar para os profissionais da área ingressarem no serviço público. O gestor avaliou que a seleção de quase 900 novos servidores representa “um passo histórico para a Saúde de Sergipe e uma vitória a todos que dedicam suas vidas a cuidar das pessoas”.
A gestora da Sead, Lucivanda Nunes, ressaltou que para a realização desse concurso, foi de fundamental importância a participação da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. Isso porque a casa aprovou projetos de autoria do Executivo estadual, que viabilizaram a reestruturação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores da área da Saúde (PCCV/Saúde), garantindo a elevação da remuneração no nível inicial das carreiras.
“Com isso, o governo viabilizou uma significativa valorização para os profissionais ingressantes nas carreiras da área da Saúde, tornando o serviço público uma opção profissional atraente que dispõe de remunerações alinhadas aos patamares do mercado de trabalho nacional”, salientou a secretária. Ela também destacou que este é mais um concurso em área essencial realizado pelo Estado, na reestruturação do quadro de pessoal.
Etapas do concurso
Conforme o edital de abertura do concurso, o processo de seleção está dividido em duas etapas: prova objetiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, que será aplicada no dia 1º de junho; e prova de títulos, somente para os cargos de nível superior, de caráter apenas classificatório. O edital com todas as informações sobre o concurso está disponível nos sites da Sead, da SES e do IBFC.
Lotação e Regiões de Saúde
O candidato aprovado e empossado será lotado em quaisquer das Unidades da Rede Estadual da Saúde existentes, e que vierem a ser criadas, dentro da Região escolhida no ato da inscrição, conforme a necessidade da Secretaria de Estado da Saúde.
Região 1:Aracaju, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga D´Ajuda, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e São Cristóvão.
Região 2: Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Santa Luzia do Intanhy, Tomar do Geru e Umbaúba.
Região 3:Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Itabaiana, Macambira, Malhador, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis, São Domingos e São Miguel do Aleixo.
Região 4:Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Simão Dias e Tobias Barreto.
Região 5:Amparo de São Francisco, Aquidabã, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Japoatã, Malhada dos Bois, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Pacatuba, Propriá, Santana do São Francisco, São Francisco e Telha.
Região 6:Canindé de São Francisco, Feira Nova, Gararu, Gracho Cardoso, Itabi, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Porto da Folha.
Região 7:Capela, Carmópolis, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pirambu, Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas e Siriri.
Mín. 25° Máx. 28°