Para continuar a levar dignidade a famílias carentes do Acre, a vice-governadora Mailza Assis reuniu nesta terça-feira, 22, no auditório da Biblioteca Pública, em Rio Branco, secretários de Estado, presidentes de autarquias e outros integrantes da equipe de governo para alinhar novas ações do programa Juntos Pelo Acre.
Um vídeo institucional com ações do programa em todo o estado produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom) foi apresentado. Nele, pessoas beneficiadas detalham as conquistas do programa, criado pela Secretaria Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) no segundo mandato do governador Gladson Camelí.
“Cada uma das nossas secretarias e instituições tem um serviço sendo prestado à população. Esses encontros são para fortalecer, debater, estabelecer metas, unir nossas forças em prol de um bem maior, que é nossa população. Estamos nesse realinhamento, com uma programação para as atividades que irão acontecer por todo o estado, previstas para os próximos meses”, reforçou Mailza, que também é titular da SEASDH.
Mailza informou ainda que serão formalizados documentos às secretarias, para saber o que cada comunidade precisa: “Cada chefe de pasta vai selecionar a demanda e vamos fazer uma força-tarefa”.
O trabalho integrado já permitiu o desenvolvimento de programas como CNH Social, proposto pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e efetuado pelo Departamento Estadual do Trânsito (Detran/AC); o Saúde Mais Perto e os mutirões da Fundhacre; as moradias populares da Secretaria de Habitação e Urbanismo; e os programas de segurança alimentar da SEASDH.
Para tornar o programa mais abrangente, o secretário da Casa Civil, Jhonatan Donadoni, abordou a importância da união e de firmar parcerias com instituições como o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Publica, Sistema S (Sebrae, Sesi e Senai) e federações, entre outras entidades públicas.
“O Tribunal de Justiça do Acre, por exemplo, tem o Projeto Cidadão, próprio deles, em que o governo do Estado entra como parceiro e já leva alguns serviços, como a emissão de carteira de identidade, por exemplo. O Juntos Pelo Acre tem essa característica de levar, até as comunidades, o pacote de serviços oferecido pelas secretarias”, disse.
Já o secretário de Governo Luiz Calixto disse que o sucesso do programa está na união de toda a gestão. “Cada secretaria pode fornecer muitos serviços e hoje estamos tratando como fazer isso de forma ainda mais abrangente”, afirmou.
Na ocasião, membros do comitê gestor do Juntos pelo Acre fizeram a apresentação técnica do projeto. “Um programa que pode ganhar até prêmios, pelo seu cuidado com as pessoas”, definiu a chefe de gabinete da SEASDH, Sandra Amorim.
Sandra informou ainda que os prefeitos dos 22 municípios do Acre já fizeram adesão ao programa e que, além da parceria com as secretarias, instituições e municípios, o programa está apto a buscar apoio com organismos internacionais, governo federal, deputados e senadores, emendas parlamentares, editais e apoio da iniciativa privada.
Com foco nas pessoas em vulnerabilidade social, já foram distribuídas mais de 20 mil peças de roupas novas para mulheres, doadas pelos Correios e Receita Federal para o o projeto Vestuário Social, além da entrega de cestas básicas nas enchentes e secas. Outra ação do programa é Natal Compartilhando Esperança, que arrecada brinquedos e alimentos para as famílias.
Nas ações itinerantes do programa, já realizadas nos municípios e zona rural, como o Baixa Verde, em Senador Guiomard, são feitos atendimentos do Bolsa Família, emissão da segunda via de certidão de nascimento e carteira de identidade (RG), bem como é instalada a Tenda de Direitos e oferecido atendimento médico e odontológico, consultas jurídicas e encaminhamento para a Fundhacre, entre outros serviços.
The post Vice-governadora Mailza reúne secretariado para planejar ações do Juntos pelo Acre appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 26° Máx. 27°