O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, ultrapassou, nesta semana, a marca de 1 milhão de atendimentos prestados à população paraense nos últimos dois anos, no período de abril de 2023 a abril de 2025. A unidade é referência para 22 municípios da região de integração de Carajás.
Os números impressionam: nos últimos dois anos, foram realizados 15.524 cirurgias e procedimentos cirúrgicos, 67.055 consultas especializadas, 8.892 internações e 211 partos de alta complexidade. No período também foi contabilizado 651.846 exames laboratoriais e de imagem, e 295.621 atendimentos multiprofissionais, prestados por equipes de psicologia, fisioterapia, nutrição, assistência social, entre outras especialidades.
A secretária de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), Ivete Gadelha Vaz, ressaltou o compromisso do governo com o fortalecimento da saúde pública no interior do estado. “A marca de 1 milhão de atendimentos simboliza o impacto positivo de uma gestão focada na regionalização da saúde, na valorização dos profissionais e na ampliação do acesso a serviços de qualidade. Seguiremos investindo para que unidades como o Regional de Marabá continuem sendo referência em cuidado, eficiência e humanização”, destacou.
Entre as histórias que evidenciam a excelência do atendimento na instituição, está a de Vitor Gabriel, 20 anos, de Marabá. Após grave acidente de moto, ele foi encaminhado a unidade e submetido a cirurgia ortopédica bem-sucedida, essencial para sua recuperação.
"Quebrei a perna em duas partes após o acidente, mas graças ao profissionalismo e dedicação da equipe, a cirurgia foi um sucesso. Sou extremamente grato pelo atendimento humanizado e pelo excelente trabalho realizado pelos profissionais,” explicou Gabriel.
Outra história que reforça a qualidade do atendimento prestado pela unidade do Governo do Pará é a de Rosinete Maria, de 55 anos, moradora de Breu Branco. Ela foi submetida a uma cirurgia ginecológica oncológica na instituição. “Quando recebi o diagnóstico, fiquei muito assustada. Mas, desde o início, encontrei no hospital um atendimento de excelência e profissionais que me transmitiram segurança e acolhimento. A cirurgia foi um sucesso, estou confiante de que dias melhores virão”, afirmou a paciente.
Gestão eficiente
Desde abril de 2023, quando passou a ser administrado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional de Marabá passou por uma série de melhorias estruturais e operacionais que elevaram a qualidade e a eficiência dos serviços prestados.
Flávio Marconsini, diretor executivo do hospital, explica que o avanço nos atendimentos é resultado de uma combinação de esforços. “Com o apoio da Sespa investimos em tecnologia, reforçamos a capacitação das equipes e reorganizamos os fluxos assistenciais. Tudo isso tem feito diferença no dia a dia do hospital, garantindo um atendimento mais ágil, seguro e acolhedor para quem chega até nós”, enfatizou.
Para Rodrigo Moreira, diretor financeiro do ISSAA, o avanço na qualidade do atendimento é resultado direto do uso planejado e transparente dos recursos públicos. "Essa marca expressiva de atendimentos é reflexo de uma administração comprometida com a transparência, o planejamento e a aplicação eficiente dos recursos. Trabalhamos para garantir que cada investimento feito resulte em melhorias concretas para os pacientes e para as equipes que atuam no hospital”, explicou.
Serviços oferecidos
A unidade do Governo do Pará disponibiliza mais de 30 tipos de serviços nas áreas médica, laboratorial e multiprofissional, garantindo atendimento integral e especializado à população. Destaca-se como referência em traumatologia, uma de suas principais especialidades, além de oferecer amplo portfólio de serviços em diversas áreas da saúde.
Entre as especialidades médicas estão a oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, anestesiologia, urologia, neurocirurgia, ortopedia, nefrologia, obstetrícia de alto risco, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica reparadora e vascular. A instituição também conta com unidades de terapia intensiva (UTI) para adultos, neonatais e pediátricas, além de atendimento em urgência e emergência.
Complementam os serviços oferecidos: radiologia, infectologia, clínicas médica, cirúrgica e de especialidades, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, hemodinâmica, serviço de oncologia e hemodiálise. Essa ampla gama de recursos garante assistência de qualidade, integrada e humanizada, atendendo às necessidades de pacientes em diferentes níveis de complexidade.
O atendimento no Hospital Regional do Sudeste do Pará é 100% realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 distribuídos entre UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal.
Texto: Ederson Oliveira
Mín. 26° Máx. 27°