Foto:Evandro Seixas/ Secom
As unidades da rede estadual de saúde realizaram mais de 11,2 mil atendimentos e 258 cirurgias, em dois dias – no ponto facultativo de quinta-feira (17/04) e no feriado de sexta-feira (18/04). Os números divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) mostram a intensa movimentação nas 25 unidades de urgência e emergência e nos hospitais da capital, todos funcionando com capacidade plena e atendendo 24 horas no feriado prolongado, que segue até segunda-feira (21/04).
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, os serviços e unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) registraram alta demanda nos dois primeiros dias do feriado prolongado. Parte dela, de atendimento de urgência básica, perfil do escopo das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Foto:Evandro Seixas/ Secom
“Em relação às cirurgias, estamos mantendo o volume de rotina, independente do feriado. Tanto os procedimentos de emergência, nos prontos-socorros, quanto as cirurgias agendadas nos hospitais das fundações Adriano Jorge (FHAJ), do Coração Francisca Mendes (FHCFM) e Centro de Controle de Oncologia (FCecon), além do Hospital Delphina Aziz, estão realizando conforme a programação”, disse a secretária.
Os números refletem o compromisso do Governo do Amazonas em garantir o acesso à saúde. A rede estadual de saúde mantém todas as 25 unidades de urgência e emergência funcionando no feriado prolongado, 24 horas por dia.
São seis prontos-socorros, nove SPAs, duas UPAs, sete maternidades e a emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam). “Os profissionais de saúde estão a postos para atender a população que nos procuram, garantindo agilidade, menor tempo de espera e qualidade na assistência prestada”, ressaltou a titular da SES.
Mín. 25° Máx. 28°