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Educação de Jovens e Adultos realiza circuito de cultura com os professores

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realizou na noite desta quarta-feira, 16, no Instituto d...

17/04/2025 às 12h23
Por: Redação Fonte: Secom Acre
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Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realizou na noite desta quarta-feira, 16, no Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF), um circuito de cultura voltado para a formação dos profissionais das 26 escolas de Rio Branco que trabalham com a modalidade de ensino.

O chefe do departamento da EJA, professor Jesse Dantas, explica que a formação segue uma proposta formativa do Instituto de Federal de Farroupilha (IFFAR) e tem, como propostas principais, trabalhar questões voltadas para o fortalecimento da educação das mulheres e também uma educação antirracista.

Educação de mulheres e políticas antirracistas foram os temas do circuito.Foto: Mardilson Gomes/SEE
Educação de mulheres e políticas antirracistas foram os temas do circuito.Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Esse é o terceiro circuito que estamos realizando, os dois primeiros foram realizados com os coordenadores pedagógicos das escolas e precisamos dialogar, pensar na permanência das alunas na educação de jovens e adultos para que a gente possa fortalecer a educação dessas mulheres”, disse.

“Além disso, o circuito de cultura faz parte de um processo formativo do pacto nacional pela superação do analfabetismo, que é uma política do governo federal, na qual o Estado do Acre fez adesão e este processo é um eixo estruturante desse pacto e, ao longo do ano, teremos várias formações”, afirmou.

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Professor Jessé Dantas: “precisamos pensar a permanência das nossas alunas na escola”.Foto: Mardilson Gomes/SEE
Professor Jessé Dantas: “precisamos pensar a permanência das nossas alunas na escola”.Foto: Mardilson Gomes/SEE

Jessé Dantas explicou ainda que o circuito de cultura utilizada como base a metodologia de ensino de Paulo Freire. “Temos um tema gerador e os professores irão discutir de acordo com suas vivências, de acordo com a sua realidade e propondo também soluções de melhorias em sua comunidade escolar”, destacou.

A coordenadora pedagógica do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), professora Djallene Rebelo de Araújo, trata-se de um momento importante e muito esperado pelos profissionais. “A gente pode se reunir e trocar experiências, fazer estudos e, principalmente, planejar as nossas ações, sobretudo porque na educação de jovens e adultos a gente aproveita o que o aluno tem de conhecimento”, disse.

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Professora Sheila Souza: “metodologia que ajuda na linguagem com jovens e adultos”.Foto: Mardilson Gomes/SEE
Professora Sheila Souza: “metodologia que ajuda na linguagem com jovens e adultos”.Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para a professora Sheila Souza, que trabalha língua portuguesa na escola Theodolina Falção Macedo, o circuito de cultura acaba motivando e possibilitando novos instrumentos para melhorar as aulas. “E ainda baseado em Paulo Freire, um autor que nos ajuda nessa linguagem para os jovens e adultos”, ressaltou.

O professor Klismann Soares, que trabalha língua espanhola na escola Fábrica de Asas, destaca que a formação a partir do circuito de cultura é fundamental na medida em que permite aos professores estar evoluindo e aprimorando as metodologias em sala de aula.

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“Isso é extremamente importante para dar mais conscientização e, no caso da nossa escola, a Fábrica de Asas, também trazer um pouco mais de afeto, um olhar mais humano para aquelas pessoas que estão privadas de liberdade nesse momento”, enfatizou.

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