Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi
Finalizou neste sábado, 12, mais uma etapa do Projeto Cuidar – Humanizando Relações. Dessa vez, o treinamento foi voltado exclusivamente para os gestores das pastas da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi e para os gerentes das Unidades de Saúde da Família do município.
Ofertado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o treinamento teve como foco o desenvolvimento da liderança, abordando temas como autoconhecimento, perfil comportamental, gerenciamento de emoções e de conflitos, inteligência emocional e relacional.
Dividido em duas turmas, o treinamento ocorreu na sexta-feira, 11, para a primeira turma e no sábado, 12, para a segunda. As palestras foram conduzidas pela psicóloga Hellen Santana e pela advogada e mediadora de conflitos, Indira Matos, que trouxeram dinâmicas práticas e reflexões estratégicas para fortalecer as lideranças da saúde.
Cuidando de quem cuida
O Projeto Cuidar é voltado exclusivamente para os servidores municipais da Saúde e tem como principal propósito “cuidar de quem cuida”, promovendo a saúde mental dos profissionais por meio de formações e momentos voltados ao equilíbrio emocional. No total, foram realizadas quatro etapas para os servidores e, como etapa extra, este encontro exclusivo para gestores e coordenadores.
A prefeita Josi Nunes ressaltou a relevância da iniciativa. “Este projeto tem um impacto direto não apenas na vida dos nossos servidores, que são peças-chave na gestão da saúde municipal, mas também na qualidade do atendimento à população. Ao investirmos no desenvolvimento emocional e relacional dos nossos líderes, estamos promovendo um serviço de saúde mais humano, eficiente e acolhedor para todos”, destacou.
Durante sua fala, a psicóloga Hellen Santana reforçou a importância de se trabalhar a liderança estratégica.
“Sem liderança, não existe uma equipe alinhada. É essencial que os líderes saibam liderar de forma consciente. Por isso, todos os temas abordados neste encontro são tão importantes, desde habilidades de relacionamento até a cultura e o clima organizacional, que influenciam diretamente na produtividade e nos resultados do serviço público”, destacou.
Já a advogada e mediadora de conflitos, Indira Matos, enfatizou a vivência prática proporcionada no treinamento.
“Foi um momento muito rico, com várias dinâmicas utilizando a metodologia ativa. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar seus desafios e ouvir soluções vindas dos próprios colegas. Como eles mesmos relataram, foi um momento proveitoso, de troca verdadeira e aprendizado coletivo.”
A Secretaria Luana Nunes ressalta que o Projeto Cuidar é uma das ações prioritárias da Semus para fortalecer a saúde mental dos servidores e, consequentemente, qualificar ainda mais os serviços prestados à população gurupiense.
Mín. 27° Máx. 28°