Quinta, 15 de Maio de 2025
25°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Saúde Amazonas

Governo do Amazonas reforça capacidade de atendimento no Parque de Imagens e laboratório da FCecon com novos equipamentos

Com investimento de R$ 1 milhão, aparelhos fortalecem a estrutura hospitalar e garantem tratamento oncológico com mais qualidade ainda...

12/04/2025 às 01h31
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Laís Pompeu/FCecon

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado Saúde (SES-AM), investiu R$ 1 milhão na aquisição de novos equipamentos hospitalares para a Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), com dois modernos aparelhos de ultrassonografia, que oferecem melhor resolução de imagem, além de equipamentos laboratoriais e condicionadores de ar, entregues neste mês de abril, que já estão sendo utilizados por pacientes e profissionais da saúde.

Os aparelhos de ultrassonografia trabalham com imagens em alta definição, assegurando maior confiabilidade no diagnóstico. Em média, a fundação realiza 250 exames de ultrassonografia por semana, nas mais diversas áreas, como abdominal, urinária, pélvica, torácica, próstata, mama, entre outras.

A secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksoud, destacou a importância da modernização dos equipamentos para a qualidade do atendimento. “Investir em equipamentos e tecnologia é fundamental para oferecermos um diagnóstico mais rápido e preciso. Esses novos aparelhos são um ganho significativo para a FCecon e para os pacientes que dependem de um atendimento oncológico eficaz e humanizado”, afirmou.

Continua após a publicidade

O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, também ressaltou o avanço na estrutura hospitalar. “Os novos aparelhos fortalecem a estrutura do hospital, o que impacta na execução de um tratamento oncológico com mais qualidade ainda”, disse.

Tecnologia de ponta

Continua após a publicidade

Os aparelhos de ultrassonografia ainda permitem a realização de exames de elastografia hepática, que avalia a rigidez do fígado. “Um dos benefícios do novo aparelho é a possibilidade de quantificar o grau de fibrose do fígado, uma das principais causas do câncer hepático”, explica o médico ultrassonografista da FCecon, Jorge Leão.

O Laboratório de Análises Clínicas também foi beneficiado com duas câmaras conservadoras, aprimorando o armazenamento de reagentes, calibradores e controles, essenciais para a realização dos exames. “Para o laboratório, é um avanço imenso no armazenamento dos materiais, que segue as normas da Anvisa”, afirmou Vanderlei Alves, gerente do laboratório.

Continua após a publicidade

Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Estado, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Péricles, que visitou a unidade nesta sexta-feira (11/04).

Com os investimentos, a FCecon também reforça a estrutura com a aquisição de 40 novos condicionadores de ar, de 12.000 e 24.000 BTUs, que já estão sendo instalados no hospital. A unidade adquiriu, ainda, 130 aparelhos telefônicos, entre outros itens.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários