Como parte das comemorações dos 84 anos do Hospital Getúlio Vargas (HGV), a instituição tem homenageado profissionais que se destacam por seu trabalho e dedicação à saúde no Piauí. Nesta segunda-feira (7), na série “HGV 84 anos de história de cuidados com você”, o neurocirurgião Arquimedes Cavalcante relembra sua trajetória.
“Minha trajetória no hospital começou ainda na graduação. O HGV era o hospital-escola da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e desde os primeiros passos na cadeira de anatomia, principalmente neuroanatomia, comecei a acompanhar o professor Reinaldo Mendes no centro cirúrgico”, relembra o médico.
Após concluir a faculdade, Arquimedes fez residência médica em São Paulo e, ao retornar ao Piauí, passou a integrar o corpo clínico do HGV. Ele também assumiu a direção do antigo pronto-socorro do hospital, que foi o maior do Estado. Paralelamente à atuação hospitalar, ingressou na carreira acadêmica, obtendo mestrado e doutorado na Universidade de Campinas (Unicamp). De volta ao Piauí, tornou-se professor da UFPI, onde exerceu cargos como chefe da Clínica Neurológica, coordenador do curso de medicina e, atualmente, diretor do Centro de Ciências da Saúde.
No HGV, Arquimedes atua como coordenador técnico do serviço de Hemodinâmica, setor onde realiza cirurgias de alta complexidade. “Oferecemos assistência de alto nível a todos os usuários do SUS no Piauí, com técnicas avançadas de tratamento endovascular para aneurismas cerebrais, malformações arteriais e acidentes vasculares cerebrais (AVC), que são nossa principal demanda”, explica.
Com décadas de dedicação à medicina, ao ensino e à gestão hospitalar, o neurocirurgião expressa seu orgulho pela instituição que marcou sua trajetória. “Sou muito feliz e honrado por fazer parte dessa história. Parabéns, HGV, pelos seus 84 anos!”, conclui.
Mín. 26° Máx. 28°