Na última semana, a Sicredi Centro-Sul MS/BA realizou assembleias em Salvador, reunindo mais de 500 pessoas, entre associados e convidados, para discutir a destinação dos resultados financeiros de 2024 e fortalecer a participação democrática na Cooperativa. O encontro destacou o compromisso da instituição com a transparência e o desenvolvimento sustentável.
As assembleias são um dos principais instrumentos de governança do Sicredi, permitindo que cada associado participe das decisões estratégicas da Cooperativa. Durante os encontros, foram apresentados os resultados financeiros do último ano e eleitos os coordenadores de núcleo, que representam os associados junto ao Conselho de Administração.
De acordo com Ana Clara Teixeira, gerente da agência Pituba, esse processo fortalece a relação entre cooperativa e associados. “Esse é o espaço onde nossos associados exercem seu papel de donos, com direito a voto e participação nas decisões estratégicas. Além disso, apresentamos a prestação de contas de 2024 e elegemos os coordenadores de núcleo, responsáveis por representar os nossos associados.”
A Sicredi Centro-Sul MS/BA vem ampliando sua presença no estado, levando os benefícios do cooperativismo a um número crescente de pessoas. Para Rafael Rocha, gerente da agência Espatódeas, a receptividade tem sido positiva. “As assembleias mostram o quanto o cooperativismo funciona e dá retornos significativos para a sociedade. Estamos trazendo essa cultura para o Nordeste e temos tido uma aceitação muito boa. É possível garantir atendimento próximo e humanizado, taxas justas e retorno para a sociedade, e estamos fazendo isso nesse processo de expansão pela Bahia.”
Além de acompanhar os resultados da cooperativa, os associados elegem coordenadores de núcleo, que são encarregados de promover o diálogo sobre a gestão e o desenvolvimento da Cooperativa e representar os associados nas assembleias gerais. Ednei Borges, empresário e coordenador de núcleo da agência Espatódeas, destaca o papel desse trabalho. “Tenho a responsabilidade de representar os associados da minha agência. Isso tem sido gratificante para mim, tenho aprendido muito e visto na prática como o cooperativismo pode ser benéfico para a sociedade.”
Parte dos recursos gerados pelo Sicredi Centro-Sul MS/BA é destinada a iniciativas sociais, como o Fundo Social e projetos voltados para educação financeira, cultura e esporte. Em 2024, algumas das instituições beneficiadas foram o Hospital Martagão Gesteira, Lar Vida, APAE, Asilo São Lázaro e Projeto Bola da Vez, reforçando o compromisso da cooperativa com a sociedade.
A empresária e associada da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Rita Ferreira, destaca também a segurança proporcionada pelo modelo cooperativo. “Fazer parte de uma cooperativa que realmente se preocupa com os interesses dos seus associados é muito gratificante. As taxas mais justas, o suporte aos financiamentos e o atendimento humanizado fazem toda a diferença. Aqui, sinto que minha voz é ouvida e valorizada.”
Com mais de 160 mil associados, sendo 10,4 mil conquistados durante a expansão no estado, a Sicredi Centro-Sul MS/BA segue promovendo a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico sustentável. As assembleias reforçam a transparência e a participação democrática, garantindo que cada decisão seja tomada com o envolvimento direto dos associados.
O modelo cooperativo segue se consolidando como uma alternativa eficiente, transparente e comprometida com o crescimento coletivo, beneficiando tanto os associados quanto a comunidade em geral.
Mín. 26° Máx. 28°