Domingo, 06 de Abril de 2025
29°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral ECOTURISMO

Curso de Trilhas e Caminhadas prepara novos condutores em Bujaru

O objetivo é capacitar profissionais para atuar no ecoturismo, garantindo a condução segura e sustentável de visitantes em trilhas e caminhadas eco...

05/04/2025 às 17h42
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) formou novos profissionais por meio do Curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas no município de Bujaru. A capacitação, que reuniu conteúdos teóricos e práticos, tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem no ecoturismo, garantindo uma condução segura e sustentável de visitantes em trilhas e caminhadas ecológicas.

Em Bujaru, o curso teve início no dia 24 de março e foi concluído nesta sexta-feira (4). Esta turma terá um diferencial: a atuação na recém-inaugurada Trilha Ecológica Caminhos de Bujaru. O projeto de cicloturismo visa conectar territórios quilombolas no nordeste do Pará, promovendo a sustentabilidade, a valorização cultural e a educação ambiental.

“A trilha promete ser um atrativo turístico sustentável, promovendo o contato com a natureza e fomentando o ecoturismo no município, e está em conformidade e toda sinalizada nos padrões da Rede Brasileira de Trilhas, iniciativa nacional que visa conectar o Brasil por meio de trilhas sinalizadas, seguras e sustentáveis, promovendo o ecoturismo, a conservação ambiental e o desenvolvimento local”, comentou Antônio Pinheiro, assistente de gestão em Turismo da Setur.

As aulas foram ministradas por diversos profissionais, divididas em módulos. Entre os instrutores, estavam Diego Barros, gestor ambiental e Técnico de Condução de Trilhas, que compartilhou conhecimentos essenciais sobre a condução de grupos em ambientes naturais, e o 12º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Santa Isabel, responsável pelo treinamento em primeiros socorros.

Continua após a publicidade

As atividades práticas ocorreram na localidade de Bom Intento, que abriga ruínas arqueológicas de um antigo engenho e está inserida em uma área de grande biodiversidade amazônica. O local proporcionou uma experiência enriquecedora aos participantes, com lições de contemplação da natureza e da importância da responsabilidade ambiental.

A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bujaru e do Corpo de Bombeiros de Santa Isabel. A secretária municipal de Meio Ambiente, Leuda Coelho, destacou a importância da iniciativa para o município. “A capacitação dos participantes contribuirá significativamente para a segurança e a experiência dos visitantes da nova trilha ecológica. O evento reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento do turismo sustentável e a valorização das riquezas naturais da região”, sinalizou.

Continua após a publicidade

A aluna Emilly Oliveira compartilhou sua experiência durante o curso. “Eu achei o curso muito interessante, aprendi muitas coisas que eu não sabia e nem fazia ideia de como agir em determinadas situações. Os professores foram excelentes com todos nós, cada um ensinando algo diferente. Durante esses dias que passamos juntos, aprendi não só com os professores, mas também com cada aluno que estava ali para aprender e se dedicou até o fim. Essas oportunidades são únicas, e os ensinamentos que recebi vou levar para sempre comigo”, disse.

Para Gleydy Oliveira, aluna e técnica da Secretaria de Meio Ambiente do município, “foi um curso de grande aprendizado, dinâmico, com pessoas participativas. Os instrutores foram bem didáticos, souberam repassar o conteúdo de forma que facilitou o aprendizado de todos que participaram”, comentou.

Continua após a publicidade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários