A lavradora Maria Lúcia da Silva, de 67 anos, é do município maranhense de Humberto de Campos, e está entre os pacientes beneficiados com cirurgias oftalmológicas pelo Programa "Cuidar dos Olhos - Cirurgias e Óculos", neste sábado (5) e domingo (6), no Hospital da Ilha. Nesta etapa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) atenderá cerca de 400 pacientes com procedimentos de catarata e pterígio.
"Eu queria muito fazer essa cirurgia, quase não estou enxergando. Quando tudo passar vou querer fazer a minha rocinha, porque eu sou acostumada a fazer farinha no interior", comentou Maria Lúcia da Silva durante o atendimento no Hospital da Ilha para a realização da cirurgia de catarata.
Para a ação deste sábado e domingo, os pacientes beneficiados pela ação de Governo foram previamente triados pelos municípios de origem e depois encaminhados para a intervenção cirúrgica no Hospital da Ilha, em São Luís (MA).
No Hospital da Ilha, os pacientes apresentam a documentação oficial com foto e encaminhamento cirúrgico, depois passam por triagem medica, com verificação de glicemia, pressão arterial e em seguida os exames oculares de biometria, tonometria e paquimetria, necessários no preparo pré-cirúrgico.
"Mais uma ação do Cuidar dos Olhos, desta vez no Hospital da Ilha, em São Luís, contemplando pacientes com cirurgias de pterígio e catarata. Compromisso do nosso governador Carlos Brandão para a redução da fila do tempo de espera para estes procedimentos, devolvendo qualidade de vida e alegria para os maranhenses", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho) que pode causar visão nublada, tornando mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. Já o pterígio é caracterizado por ser uma lesão que cresce nas extremidades dos olhos. Em casos avançados, chega a cobrir a pupila e interfere com a visão.
Quem também foi atendido pela ação no Hospital da Ilha foi Lorival Freire, de 64 anos. Natural de São Luís, ele disse que faz aniversário em julho e a cirurgia antecipou as comemorações. "Eu estava marcado para fazer essa cirurgia, só que eu perdi porque precisarei fazer outra. Mas agora, graças a Deus, vou fazer. Eu estou contente porque eu já estava enxergando quase nada e agora vou poder voltar a dirigir", compartilhou.
O "Cuidar dos Olhos - Cirurgias e Óculos" é um dos eixos de ação Programa Cuidar de Todos, iniciativa criada pelo Governo do Estado em 2023. A mobilização tem permitido a pessoas de todas as idades o acesso a mutirões de consultas oftalmológicas, cirurgias de catarata e pterígio, além de óculos de grau novos. Com a ação deste fim de semana, já são mais de 310 mil atendimentos oftalmológicos feitos e mais de 125 mil óculos distribuídos gratuitamente à população maranhense.
Mín. 27° Máx. 28°