A Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesapi), realizou, nesta quarta-feira (26), na Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, em Teresina, uma palestra com orientações sobre a tuberculose, doença infecciosa transmissível que afeta prioritariamente os pulmões e pode levar a morte se não tratada.
Profissionais da saúde levaram as principais informações aos internos sobre a doença, seus sintomas, como é feito o diagnóstico e seu tratamento.
A Supervisora de Tuberculose da Sesapi, Ivone Venâncio, destaca que a doença é grave, mas tem cura, se o tratamento for feito corretamente.
“É importante enfatizar que o risco de transmissão da doença é mais alta para as pessoas privadas de liberdade e que o trabalho realizado pelas equipes de saúde da Penitenciária é muito importante para o rastreio da doença e o início rápido do tratamento, que é gratuito, fornecido pelo SUS e dura seis meses”, destaca a supervisora.
Anteriormente, a Sejus juntamente com a Sesapi e realizou, com apoio do Laboratório de Saúde Pública do Estado do Piauí (Lacen), o exame básico (baciloscopia). No período de fevereiro a março de deste ano, foram realizados 546 exames nos internos da Unidade.
Nota do Coletivo IBI:
Prezados amigos,
Inicialmente agradecemos o apoio que estamos recebendo. O nosso portal, com informação e ética, dá notícias de todo o Brasil. Hoje, com mais de 170 mil publicações.
Para a manutenção do trabalho, precisamos do seu apoio.
Faça sua doação!
Para contribuir, chave - Pix: 44003498000111 (CNPJ)
Mín. 26° Máx. 28°