Dentro da política do Governo do Tocantins para a modernização das unidades hospitalares sob gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), o Hospital Geral de Palmas (HGP) recebeu nessa terça-feira, 25, uma nova cadeira odontológica moderna que contemplará crianças especiais atendidas no ambulatório pediátrico da unidade. O investimento foi de R$ 10 mil.
“É uma ação em alusão à Saúde Mundial Bucal, celebrado dia 20 de março, e nós aproveitamos essa oportunidade para fazer uma orientação lúdica às crianças sobre a higienização na boca, e entrega de kits de higiene oral. O nosso público é formado por pacientes deaté 11 anos e 11 meses e 29 dias,que apresentem alguma necessidade especial encaminhado via regulação estadual”, afirmou asupervisora da odontologia pediátrica do HGP, Tanara Thomaz de Castro Bringel.
“Atendemos pacientes dentro do centro cirúrgico sob anestesia geral, nos casos de crianças com alguma patologia ou em casosque ela não permita tratamento odontológico em nível ambulatorial. Realizamos todos os procedimentos indicados para a criança”, acrescentou asupervisora.
Segundo o titular da SES-TO, Carlos Felinto, “a determinação do governador Wanderlei Barbosa, é de que sigamos investindo em tecnologia que atendam as necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde e, dentro deste objetivo, desde outubro de 2021, milhares de equipamentos e mobiliários já foram entregues a todas as unidades de gestão da Secretaria. Isso tem permitido ampliação de serviços e mais conforto para a população atendida”.
Para o diretor administrativo do HGP, Gileno Oliveira, “nosso objetivo é ofertar uma saúde de qualidade aos nossos pacientes e acadeira odontológica vem fortalecer a assistênciaprestadaàs crianças atendidas no serviço de odontologia pediátrica”.
Sobre o serviço
O serviço de odontologia pediátrica do HGP realiza mensalmente, cerca de dois mil atendimentos. Dentre os procedimentos realizados pela equipe estão: consultas, extrações, restaurações, raspagens periodontais, biópsias, frenectomia, (cirurgia na língua para dar mobilidade) entre outros.
No ambiente hospitalar o profissional da odontologia tem um papel de suma importância dentro de uma equipe multidisciplinar, quando se trata do acompanhamento hospitalar do paciente pediátrico, realizando, tratamento e a supervisão e manutenção da saúde bucal.
A pedagoga Ana Karenina de Souza Gurgel ressalta aimportância do serviço para o filho de 11 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Toda equipe foi muito prestativa, muito atenciosa com o Alexandre. Desde a equipe da recepção que nos acolheu, até os exames de laboratório, que foram feitos no próprioHGP [Hospital Geral de Palmas] antes de fazer o procedimento. Ele foi para o centro cirúrgico, teve que tomar anestesia geral para poder realizar o procedimento, pois, devido à sensibilidade extrema que ele apresenta,seria impossível conseguir realizar o atendimento", declarou.
Mín. 26° Máx. 28°