A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa a chegada de fórmulas especiais e suplementos nutricionais ao Centro Especializado de Atendimento ao Usuário do SUS (Ceasus). A iniciativa integra o Programa Municipal de Complementação Alimentar, responsável por proporcionar uma alimentação adequada aos pacientes com patologias que interferem diretamente no quadro nutricional ou que desenvolveram algum tipo de alergia alimentar.
Conforme a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Sesau, Saionara de Sousa, a distribuição dos insumos, destinados a todas as famílias beneficiárias do programa, acontece na própria sede do Ceasus, localizado na Rua Goiás, n.° 3, no Centro, com atendimento das 7h30 às 16h30. Atualmente, o centro possui cerca de 300 famílias habilitadas para aquisição de fórmulas infantis, e 250 para recebimento de suplementos alimentares.
No Ceasus, são alcançados pacientes que estão em tratamento de tuberculose, hanseníase, câncer, HIV e diabetes, por exemplo, além daqueles com desnutrição grave. Já as fórmulas especiais, são destinadas para bebês que não podem ser amamentados pelas mães, assim como às crianças que possuem alergia à proteína do leite da vaca (APLV) ou que apresentem alergia cruzada – quando são intolerantes aos leites de vaca e de soja.
As famílias que ainda não possuem cadastro e necessitam das fórmulas infantis, bem como dos suplementos nutricionais, devem procurar o Ceasus para dar seguimento ao cadastro no programa.
De acordo com a Sesau, para integrar o programa é necessário preencher os seguintes critérios: ter diagnóstico clínico; passar por avaliação com assistente social; além de apresentar documentos pessoais, como RG, certidão de nascimento e Cartão Nacional de Saúde (CNS) – mais conhecido como ‘Cartão do SUS’, além do comprovante de residência atualizado.
Mín. 26° Máx. 28°