Quinta, 27 de Fevereiro de 2025
27°

Tempo nublado

Salvador, BA

Educação Educação

Estado apresenta programas educacionais em seminário para secretários municipais

Gestão, planejamento e o futuro da educação paranaense estão em pauta no Seminário Estadual da Undime Paraná 2025, em Cascavel. O evento, que reún...

27/02/2025 às 12h28
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Edgar da Silva Junior/NRE Cascavel
Foto: Edgar da Silva Junior/NRE Cascavel

Gestão, planejamento e o futuro da educação paranaense estão em pauta no Seminário Estadual da Undime Paraná 2025, em Cascavel. O evento, que reúne secretários municipais da educação de todo o Estado, começou nesta quarta-feira (26) e segue até sexta-feira (28), no Centro de Convenções e Eventos Pedro Luiz Boaretto. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, também participa do encontro, que é organizado ela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR).

“Essa é uma grande oportunidade para apresentarmos aos colegas secretários municipais tudo aquilo que a Seed-PR tem feito no âmbito da educação no Paraná, bem como ouvir suas demandas e necessidades. Somente por meio da colaboração entre Estado e município, podemos trabalhar efetivamente pela educação das nossas crianças e adolescentes”, declarou o secretário, durante a mesa de abertura do evento.

O alinhamento entre Estado e municípios na área educacional já é realidade consolidada por meio do programa Educa Juntos, iniciativa da Seed -PR, que fortalece a colaboração entre as redes estadual e municipais. Criado em 2020, o programa promove ações conjuntas, como a produção de materiais didáticos para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, além de formações continuadas para professores.

Dessa forma, o Seminário Estadual da Undime-PR reforça o trabalho que já vem sendo desenvolvido para garantir a continuidade da aprendizagem e o alinhamento pedagógico entre as redes de ensino. “Temos a melhor educação do Brasil, comprovada pelo Ideb, e o segundo melhor índice em alfabetização do país, segundo o MEC. Esses resultados são reflexo do trabalho que fazemos nas escolas estaduais, mas também, da qualidade da educação nas escolas municipais. Por isso, a parceria com os municípios é fundamental”, afirmou Miranda.

Continua após a publicidade

PARTILHAR– De acordo com a presidente da Undime-PR, a secretária municipal da Educação de Cascavel, Márcia Baldini, a partilha de experiências entre os dirigentes educacionais é um dos objetivos do encontro. “O Seminário Estadual da Undime é um espaço de troca, aprendizado e conexão entre gestores que enfrentam desafios semelhantes na educação municipal”, explicou.

Neste ano, o tema do seminário é “Gestão Educacional 2025: planejando o futuro da educação municipal". A programação inclui visitas técnicas a instituições de ensino, palestras, mesas institucionais e apresentações culturais. O papel da escola na prevenção à depressão, os desafios trazidos pela inteligência artificial e a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no contexto da educação estão entre os temas abordados.

Continua após a publicidade

Além disso, os participantes do encontro podem tirar dúvidas sobre questões técnicas com especialistas em gestão educacional. Estão presentes lideranças da Seed-PR, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), bem como representantes dos programas Educação Conectada e Criança Alfabetizada, ambos do Ministério da Educação (MEC).

A programação completa e mais informações podem ser consultadas no site da Undime-PR .

Continua após a publicidade

EDUCA JUNTOS– Com o intuito de promover ações conjuntas entre Estado e municípios, a Seed-PR e as Secretarias Municipais de Educação (SME) mantêm o programa Educa Juntos, criado em 2020. Por meio da colaboração, são desenvolvidos materiais didáticos para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como cursos de formação continuada para os docentes das redes municipais, entre outras ações.

Além de fortalecer a educação municipal, a parceria visa facilitar a transição dos estudantes entre o 5º e o 6º ano do Ensino Fundamental, quando tem início o atendimento da rede estadual. Conforme o secretário Roni Miranda, a qualidade da educação nos municípios tem impacto direto nos resultados colhidos em indicadores como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários