A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), realizou, nessa terça-feira (25), a solenidade de encerramento da primeira turma de 2025, do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano (CBCIU). O evento foi realizado no Comando-Geral do CBMCE, localizado no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).
O curso teve a finalidade de capacitar os bombeiros militares para exercer, dentro da corporação, funções específicas de combate a incêndios urbanos. Além de extinguir incêndios, eles devem realizar buscas e salvamentos em ambientes sinistrados.
O coordenador do curso, tenente-coronel CBMCE Sousa Júnior, destacou a importância do curso para a evolução dos bombeiros militares. “Aprendemos a trabalhar em equipe, a pensar e agir rapidamente em situações de emergência”, afirmou. Ele também reconheceu a dedicação dos participantes e destacou a importância do serviço prestado pelo CBMCE. “Sei que em algum momento do curso alguém pensou em desistir, mas quem esteve ao seu lado, lhe deu força e fez por onde você acreditar que era capaz de concluir. Os senhores e senhoras estão preparados para enfrentar os desafios no combate ao incêndio urbano, com uma nova visão e técnicas avançadas”, afirmou o coordenador.
Ao todo, 19 bombeiros militares do Ceará concluíram a capacitação, que teve uma carga horária de 100 horas/aula. A capacitação abordou diversas disciplinas, incluindo Mudança de Paradigmas, Equipamentos de Proteção de Combate a Incêndio, Dinâmica do Incêndio, Combate Defensivo, Técnicas Auxiliares no Combate a Incêndio, Busca e Salvamento em Incêndios, Estratégia e Tática no Combate a Incêndio, além de simulado com exercícios de fogo real e simulados de edificações verticais, entre outros conteúdos importantes.
“Hoje celebramos o encerramento de mais uma etapa de capacitação profissional. Um momento que simboliza não apenas a conclusão de um curso, mas a consolidação de conhecimentos e habilidades que nos acompanharão pelo restante de nossas carreiras”. Com essas palavras, o aluno major BM Alan, orador da turma, iniciou seu discurso. O orador ainda elogiou os instrutores e agradeceu o apoio dos familiares. “Nossos agradecimentos também se estendem à Academia Estadual da Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), que, há 14 anos, vem promovendo a capacitação, o desenvolvimento e o aprimoramento dos profissionais da Segurança Pública do Ceará”, afirmou.
“Aprendemos técnicas avançadas de progressão e extinção do fogo, que nos permitem atuar de forma estratégica e assertiva em situações críticas”, disse o representante da turma. “Concluímos juntos essa etapa”, acrescentou, assumindo o compromisso “de honrar sempre o uniforme que vestimos e a confiança depositada em nós.”
Desde 2017, o Governo do Ceará, por meio da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), tem investido na capacitação de oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) para aprender técnicas operacionais avançadas de combate a incêndios urbanos, com ênfase no combate ofensivo, uso adequado de equipamentos de proteção individual e a introdução do Sistema de Comando de Incidentes. Além disso, atualiza técnicas de combate defensivo e promove o uso eficiente da água, oferecendo grande valor para a sociedade e benefícios significativos para o Ceará.
Mín. 25° Máx. 27°