Quarta, 26 de Fevereiro de 2025
27°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Saúde Piauí

Emgerpi realiza palestras sobre prevenção de LER e DORT

Com o objetivo de conscientizar seus colaboradores sobre os riscos de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionad...

26/02/2025 às 19h13
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Com o objetivo de conscientizar seus colaboradores sobre os riscos de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), a equipe de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) realizou duas palestras informativas na última quarta-feira (26). O evento reuniu funcionários de diversos setores e abordou a prevenção e o combate a essas patologias, geralmente adquiridas no ambiente de trabalho.

Realizadas nas dependências da estatal, os dois eventos sobre saúde do trabalhador foram feitos em duas turmas. Na primeira, estavam os funcionários que trabalham no 2º e no 3º andar da sede da Emgerpi. Já a segunda turma contemplou os empregados lotados no 1º andar, térreo e arquivo geral.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

As palestras foram ministradas pela fisioterapeuta do Centro Integrado de Atenção do Servidor do Piauí (Ciaspi), Aryane Aguiar. Segundo a profissional, a iniciativa conscientiza os servidores sobre a importância de reconhecer os sintomas e fatores de risco dessas doenças. “Ao abordar o tratamento e, especialmente, as formas de prevenção, os participantes poderão adotar práticas que promovem a saúde no ambiente de trabalho. A ênfase em manter uma boa postura, realizar alongamentos diários e adotar um estilo de vida saudável é fundamental para melhorar a qualidade de vida e prevenir essas patologias”, explicou.

Continua após a publicidade

Cláudia Sinare é coordenadora de controle patrimonial imobiliário da Emgerpi e estava entre os funcionários que participaram da palestra. “Eu não sofro com estas doenças, mas conheço várias pessoas que têm. Achei a discussão importante porque vai nos ajudar a identificar os sinais e alertar outras pessoas sobre os perigos de uma má postura, a forma como você senta, coloca os punhos dos braços na mesa de trabalho ou como usa os equipamentos de trabalho. Sempre participo das palestras e treinamentos feitos aqui, porque reconheço também o cuidado que os nossos gestores possuem ao nos oferecer estes e outros conhecimentos sobre saúde do trabalhador”.

As palestras também fazem alusão ao Dia Mundial de Combate ao DORT/LER, celebrado em 28 de fevereiro. A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para conscientizar a população sobre os riscos destas doenças que acometem músculos, tendões e nervos dos membros superiores e/ou inferiores.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários