Terça, 25 de Fevereiro de 2025
29°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Educação Piauí

Estudante do Ceti Domício Magalhães conquista ouro no Teresina Open de Karatê

Aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Domício Magalhães de Melo, localizado em Teresina, a estudante Amanda Raquel Pereira, de 13 anos,...

25/02/2025 às 12h57
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Domício Magalhães de Melo, localizado em Teresina, a estudante Amanda Raquel Pereira, de 13 anos, conquistou duas medalhas de ouro no Teresina Open de Karatê 2025. A competição ocorreu no sábado (23), no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, na zona sul da capital.

Com cerca de 100 atletas inscritos, Amanda venceu nas categorias Kata e Kumite. Para garantir o título, ela adotou a estratégia de esperar a adversária atacar e, então, contra-atacar, acumulando pontos e conquistando vantagem.

A jovem destaca o karatê como parte essencial de sua vida e afirma que os treinos intensivos foram fundamentais para o bom desempenho. “O karatê é uma parte essencial da minha vida. Assim como os estudos, o esporte me ajuda a manter disciplina, foco e determinação. Por meio do treino, aprendi a lidar com desafios e a melhorar minha concentração, o que também me ajuda na escola. Treinei intensamente para conquistar essas duas medalhas e cada esforço valeu a pena”, conta Amanda.

A atleta já havia se destacado em 2024, ao se tornar campeã brasileira de karatê na categoria sub-14. No mesmo ano, conquistou a medalha de prata nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e obteve a posição de segunda reserva da seleção brasileira da modalidade. Somente em 2024, a jovem atleta acumulou 13 medalhas, em campeonatos estaduais e nacionais, sendo oito de ouro, três de prata e duas de bronze.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou a importância do esporte na formação dos estudantes e destacou o Projeto Seduc Esportiva, que incentiva a prática esportiva nas escolas estaduais. Ele parabenizou Amanda pelo desempenho e reforçou o compromisso do Governo do Estado em unir educação e esporte para o desenvolvimento integral dos jovens.

Continua após a publicidade

“A universalização das escolas de tempo integral no Piauí tem permitido que cada vez mais estudantes tenham acesso ao esporte educacional, o que fortalece não apenas a formação física, mas também o desempenho acadêmico. A prática esportiva desenvolve disciplina, concentração e espírito de equipe, habilidades essenciais para a aprendizagem. O talento e a dedicação da Amanda são exemplos do impacto positivo dessa política, e temos orgulho em vê-la crescer tanto no esporte quanto nos estudos”, afirmou Washington Bandeira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários