A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) orientam pacientes que aguardam por consultas, exames e cirurgias a manterem o cartão SUS atualizado. O objetivo é chamar a atenção evitar a perda de agendamentos, exames e até cirurgias. De acordo com a diretora técnica do HMC, Fanavya Sulzbacher, a dificuldade das equipes de regulação em contatar os pacientes tem gerado prejuízos ao atendimento e atrasos no fluxo de procedimentos.
“Nos próximos 60 dias, vamos fazer 5 chamadas, através do WhatsApp, e a pessoa precisa dar um retorno. Caso contrário, automaticamente negativamos o agendamento dela para a central de regulação, porque estamos enfrentando muitos casos de pacientes que são chamados e não comparecem. Depois das 5 chamadas sem resposta, o paciente perde a vez, e o processo é reiniciado”, explicou Sulzbacher.
A diretora reforçou que a atualização dos dados deve ser feita na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. O número de WhatsApp do NIR Ambulatorial do HMC (65) 99278-6626, será utilizado exclusivamente para envio de notificações e confirmações de agendamentos, não sendo possível realizar a atualização cadastral por esse canal.
“Não adianta o paciente entrar em contato pelo WhatsApp para informar que trocou de número. A atualização só pode ser feita no posto de saúde, porque é a unidade que faz a atualização na base e essa informação sobe para a central de regulação”, destacou a diretora.
Caso o paciente perca a vez por falta de atualização, será necessário reiniciar todo o processo de regulação na UBS, o que pode resultar em mais tempo de espera. Sulzbacher alertou ainda que há pacientes aguardando há três ou quatro anos e que o HMC tem vagas disponíveis para atender, mas precisa da colaboração dos pacientes.
“Eu tenho vaga para operar, para consultas com especialistas e para exames, mas a pessoa precisa comparecer. Quem está realmente precisando, por favor, procure a unidade básica e atualize seu cadastro. Quem está precisando, vai procurar”, finalizou Sulzbacher.
A atualização dos dados do Cartão SUS é essencial para garantir que os pacientes sejam contatados e recebam o atendimento necessário, agilizando o fluxo de agendamentos e otimizando o uso das vagas disponíveis no sistema público de saúde.
#PraCegoVer
A foto ilustra a recepção do ambulatório do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). No momento, alguns pacientes estão sendo atendidos pelos recepcionistas no balcão de entrada do setor. A imagem apresenta muitas cores, com as paredes brancas ao fundo.
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