Quinta, 20 de Fevereiro de 2025
30°

Tempo limpo

Salvador, BA

Saúde Saúde

DF não vai ampliar faixa etária para vacinação contra a dengue

Doses disponíveis têm validade até dezembro de 2025

18/02/2025 às 21h23
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
© Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que não vai ampliar a faixa etária definida para a vacinação contra a dengue . Desta forma, apenas quem tem entre 10 e 14 anos pode ser imunizado contra a doença.

Segundo a secretaria, as doses disponíveis no Distrito Federal têm validade até dezembro de 2025 e, portanto, não atendem ao critério de ampliação citado em nota técnica do Ministério da Saúde .

Entenda

Na última sexta-feira (14), o ministério informou que vacinas contra a dengue que estiverem próximas às datas de vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades fora da faixa etária estipulada para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a pasta, as doses em questão também poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação. O objetivo é garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população.

Continua após a publicidade

De acordo com a nota técnica, as doses com prazo de dois meses de validade poderão ser remanejadas ou aplicadas em uma faixa etária ampliada que contempla crianças e adolescentes de seis a 16 anos.

Já no caso de doses que têm apenas um mês de validade, a vacinação contra a dengue poderá ser expandida até o limite etário especificado na bula da vacina – de quatro a 59 anos, 11 meses e 29 dias.

Continua após a publicidade

*Matéria foi atualizada às 16h15 para correção de informação. As doses disponíveis no DF têm validade até dezembro de 2025.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários