Na busca por parceria para promover e valorizar a cultura afro-brasileira em Camaçari, a Secretaria da Cultura (Secult) esteve reunida com a Fundação Cultural Palmares (FCP), na sede do órgão, em Brasília. O encontro ocorreu na última sexta-feira (14) e contou ainda com uma visita à sede da instituição federal.
“Buscamos novas ideias e estratégias através do compartilhamento de experiências com outros municípios, visando aprimorar as políticas culturais locais. A articulação para acesso a recursos federais e programas de fomento são essenciais para impulsionar projetos culturais em Camaçari, assim como a imersão nas discussões sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e as possibilidades de adesão e implementação de políticas culturais integradas”, afirmou a titular da Secult, Elci Freitas, ao destacar o compromisso com o desenvolvimento cultural, buscando trazer melhorias, oportunidades e recursos para o município.
A pauta tratou sobre as iniciativas destinadas a quilombos e comunidades tradicionais. O presidente da FPC, João Jorge, enfatizou a relevância dessas ações. “A cultura afro-brasileira é um pilar fundamental da identidade nacional, e garantir seu fortalecimento nas comunidades quilombolas é uma responsabilidade coletiva que deve ser assumida com compromisso e seriedade”.
A FCP é a primeira instituição pública voltada para promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.
A assessora-chefe, Ellen Borges também esteve presente na reunião. O encontro ocorreu após a participação no Encontro de Gestores e Gestoras Municipais de Cultura em Brasília, de 11 a 13 de fevereiro.
Mín. 26° Máx. 27°