Quinta, 13 de Fevereiro de 2025
28°

Tempo nublado

Salvador, BA

Saúde Saúde

Hospital do Trabalhador forma novos especialistas e reforça assistência à população

Com seis médicos do Programa de Aperfeiçoamento e 23 residentes, o Hospital do Trabalhador reforça o compromisso com a excelência na formação médi...

13/02/2025 às 11h38
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Áureo Cruz
Foto: Áureo Cruz

O Hospital do Trabalhador, de Curitiba, unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), formou nesta quarta-feira (12) a 18ª Turma dos Programas de Aperfeiçoamento Médico e Residência Médica. O evento celebrou a conquista de 29 médicos especialistas em áreas como Anestesiologia, Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia da Coluna Vertebral, Cirurgia do Pé e Tornozelo, e Trauma Ortopédico.

Com seis médicos do Programa de Aperfeiçoamento e 23 residentes, o Hospital do Trabalhador reforça o compromisso com a excelência na formação médica, priorizando especialidades estratégicas voltadas para trauma e emergência, saúde do trabalhador e saúde materno-infantil. Os programas, com duração de um a três anos, têm o objetivo de formar especialistas altamente qualificados, que desempenham um papel fundamental no fortalecimento da saúde pública e na melhoria da qualidade do atendimento à população.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que a formação desses novos especialistas é um passo essencial para garantir um sistema de saúde mais eficiente e qualificado. “O Hospital do Trabalhador tem um papel fundamental na capacitação de médicos, que saem daqui prontos para atuar em diferentes regiões do Estado, levando atendimento de qualidade a quem mais precisa", afirmou.

ATUAÇÃO- A alta demanda por cuidados médicos é evidenciada pelo volume de atendimentos realizados pelo HT. Em 2024, foram registrados mais de 265 mil atendimentos. Esse cenário reflete não apenas a crescente necessidade de assistência médica, mas também a qualidade da formação oferecida aos residentes, que têm a oportunidade de se desenvolver em um ambiente dinâmico e desafiador.

Continua após a publicidade

O diretor-superintendente do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), Guilherme Graziani, destacou a importância da experiência prática oferecida pela residência médica na instituição. “Sob a supervisão de especialistas, esses profissionais passam por uma formação intensiva que combina aprendizado teórico com experiências clínicas. Isso é essencial para sua capacitação e garante que a população receba cuidados de saúde de qualidade, de forma eficiente e acessível”, disse.

RECONHECIMENTO- O Hospital do Trabalhador é reconhecido como Hospital de Ensino (HE) pelos ministérios da Saúde e o da Educação desde 2005. A unidade se destaca na inovação assistencial e na incorporação de novas tecnologias em saúde, sendo um dos principais centros de formação de profissionais da área no Paraná.

Continua após a publicidade

Além dos programas de Aperfeiçoamento e Residência Médica, o hospital oferece estágios curriculares, internato médico, atividades de ligas acadêmicas e incentivo à pesquisa científica. No último processo seletivo, mais de 700 candidatos concorreram a 30 vagas nos Programas de Residência Médica, reforçando o reconhecimento e a credibilidade da instituição. Desde a criação do programa, em 2006, mais de 200 médicos especialistas já foram formados pelo Hospital do Trabalhador, atuando com excelência em diversas áreas da medicina.

A partir deste ano, o Hospital do Trabalhador passa a ofertar duas vagas na especialidade de Neurocirurgia, a mais nova área dentro dos programas de residência médica da instituição. O processo seletivo para as vagas já está em andamento.

Continua após a publicidade

PRESENÇAS– A cerimônia contou com a presença do diretor acadêmico e diretora técnica do CHT, Fábio Henrique Carvalho e Adriana Blanco; do coordenador da Comissão de Residência Médica do HT, Lucas Aurélio Fonseca Favero; a assessora do Gabinete da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Flávia Celene Quadros; vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, Camila Girardi Fachin; o superintendente da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), Edemir Reginaldo Maciel. Além de preceptores dos Programas de Residência Médica do HT, familiares e amigos dos formandos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários