Quarta, 12 de Fevereiro de 2025
29°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Polícia Piauí

Polícia Militar resgata macaca bugio em área residencial no município de São Miguel do Fidalgo

O animal, que era alimentado diariamente por moradores da região, foi capturado com segurança por uma equipe da 1ª Cipa.

12/02/2025 às 12h38
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Uma macaca bugio que vinha sendo avistada há cerca de um ano na área urbana do município de São Miguel do Fidalgo, no sul do Piauí, foi resgatada, nessa terça-feira (11), pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI). O animal, que era alimentado diariamente por moradores da região, foi capturado com segurança por uma equipe da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª Cipa). 

A operação foi realizada após a unidade receber informações do Comando de Policiamento Ambiental sobre a presença do primata na cidade. Utilizando técnicas de atração com iscas, os policiais conseguiram capturar a macaca em uma gaiola de transporte, garantindo sua segurança e integridade física.  

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

"Ao chegarmos por lá, foi constatado, segundo os moradores, que essa macaca já tinha aproximadamente um ano convivendo lá na cidade, andava de casa em casa, onde os moradores alimentavam ela com banana e outros tipos de frutos. Então, armamos lá uma armadilha, uma espécie de uma gaiola em um muro, local isolado e com um pouco de dificuldade; ela entrou na gaiola e foi comer a banana e ficou apreendida", disse o capitão Odair, comandante da 1ª Cipa.

O animal não apresentava ferimentos e será encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que definirá seu destino adequado.

Continua após a publicidade

A Polícia Ambiental reforça a importância de acionar as autoridades sempre que animais silvestres forem encontrados em áreas urbanas, evitando riscos tanto para a fauna quanto para a população.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários