Terça, 11 de Fevereiro de 2025
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Saúde Saúde

Reunião pública promove conscientização sobre a hanseníase

A Câmara Legislativa realizou, nesta segunda-feira (10), reunião pública para debater os desafios do combate à hanseníase no Distrito Federal. A re...

10/02/2025 às 21h37
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF
Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

A Câmara Legislativa realizou, nesta segunda-feira (10), reunião pública para debater os desafios do combate à hanseníase no Distrito Federal. A reunião é alusiva à campanha Janeiro Roxo, de conscientização sobre a doença, e foi uma iniciativa do deputado Fábio Félix (PSOL). “A questão do estigma e da discriminação em relação a essa doença é algo histórico, e esse evento de hoje é um momento de reflexão sobre o tema. É preciso que as pessoas conheçam mais sobre a hanseníase”, afirmou o deputado.

A médica Letícia Oba, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explicou que a hanseníase é uma doença que tem cura. “A hanseníase é uma doença prevenível e tratável. Precisamos nos unir para diminuirmos o impacto dessa doença e promover mais saúde para nossa sociedade”, observou. A dermatologista responsável pelo ambulatório de hanseníase do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Nadia Aires, reforçou a importância do tratamento. “É uma doença incapacitante, por isso é importante o cuidado. A hanseníase é uma doença curável e com tratamento gratuito pelo SUS, por isso a gente não pode deixar que essa evolução incapacitante prossiga. O tratamento adequado leva à cura”, frisou.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias de diagnóstico e tratamento, além de iniciativas para avançar no combate à doença. Implicações psicológicas, sociais e laborais que acometem os pacientes também foram lembradas. Profissionais da saúde também detalharam aspectos clínicos da doença e como diferenciá-la de outras enfermidades semelhantes. A reunião pública foi transmitida pela TV Câmara Distrital e está disponível, na íntegra, no Youtube.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Eder Wen - Agência CLDF

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários