Quinta, 06 de Fevereiro de 2025
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Legislativo - MS

Deputada Gleice Jane propõe PL para prevenção e cuidado da Doença de Alzheimer

Medidas podem inclusive reduzir custos para o sistema de saúdeA deputada estadual Gleice Jane (PT) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legis...

05/02/2025 às 22h56
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Deputada Gleice Jane propõe PL para prevenção e cuidado da Doença de Alzheimer

Medidas podem inclusive reduzir custos para o sistema de saúde

A deputada estadual Gleice Jane (PT) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para instituir a Política Estadual de Prevenção e Cuidado às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências. A proposta prevê ações preventivas, cuidado especializado e capacitação de profissionais da saúde para lidar com a condição, que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

A iniciativa busca promover a prevenção da doença por meio de programas educativos e multidisciplinares, que incluem atividades físicas, orientação alimentar e o incentivo ao aprendizado de novos idiomas e instrumentos musicais, entre outras estratégias para estimular a atividade cerebral e retardar o avanço da doença. Além disso, o projeto destaca a importância do fortalecimento da atenção primária à saúde e da capacitação dos profissionais que atuam na rede de atendimento.

“A Doença de Alzheimer é um dos maiores desafios da saúde pública e tem impacto significativo tanto para os pacientes quanto para suas famílias. Nosso objetivo é garantir que o Estado atue na prevenção e no cuidado, oferecendo condições para que as pessoas tenham qualidade de vida por mais tempo”, afirmou a deputada Gleice Jane.

Continua após a publicidade

De acordo com estudos, a prevenção e o adiamento da manifestação da Doença de Alzheimer podem reduzir significativamente sua incidência e aliviar a sobrecarga sobre os sistemas de saúde. Atualmente, não há cura para a doença, e os tratamentos são apenas paliativos. O projeto também incentiva o uso da medicina baseada em evidências para definir protocolos de tratamento adequados.

Se aprovado, o projeto de lei entrará em vigor na data de sua publicação, e as políticas estabelecidas deverão ser implementadas pelo poder público em parceria com a sociedade civil. A proposta agora segue para tramitação nas comissões da Assembleia Legislativa antes de ser submetida à votação em plenário.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários