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Educação Piauí

Seduc e Pacto pelas Crianças do Piauí realizam reunião com prefeitos para avançar na educação infantil

Foram apresentados dados de cada município, destacando os avanços e desafios na oferta de vagas em creches e na alfabetização na idade certa.

05/02/2025 às 22h56
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
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Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizou uma série de reuniões com gestores municipais e representantes do Pacto pelas Crianças do Piauí. Os encontros contaram com a presença do secretário de Educação, Washington Bandeira, e da primeira-dama do estado e coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles. O objetivo foi fortalecer a colaboração entre estado e municípios para melhorar os índices educacionais na primeira infância.

Durante as reuniões, foram apresentados dados específicos de cada município, destacando os avanços e desafios na oferta de vagas em creches e na alfabetização na idade certa. Prefeitos e representantes das cidades de São Francisco de Assis do Piauí, Regeneração, Inhuma, Geminiano e Castelo do Piauí participaram das discussões, onde foram convidados a aderirem às ações do pacto e a desenvolverem estratégias conjuntas para avançar nos índices educacionais.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Dentre os temas abordados, destacam-se a análise dos resultados da avaliação de fluência leitora de 2024, considerada a melhor da história do estado, e a implementação do aplicativo Piauí Primeira Infância, ferramenta que visa monitorar e auxiliar no desenvolvimento da educação infantil no estado. Também foi realizado um alinhamento do orçamento e do cronograma de ações previstas para 2025.
 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Cada município participante teve seus indicadores apresentados e discutidos, com destaque para os índices do IDEB, taxa de alfabetização e escolarização em creches:

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  • Geminiano: IDEB anos iniciais: 5,2 (25ª posição); anos finais: 4,4 (20ª posição). Crianças alfabetizadas: 19,5%. Taxa bruta de escolarização em creche: 14,88%.
  • São Francisco de Assis do Piauí: IDEB anos iniciais: 4,2 (35ª posição); anos finais: 3,4 (30ª posição). Crianças alfabetizadas: 33,6%. Taxa bruta de escolarização em creche: 56,13%.
  • Piracuruca: IDEB anos iniciais: 7,0 (7ª posição); anos finais: 4,9 (15ª posição). Crianças alfabetizadas: 75,6%. Taxa bruta de escolarização em creche: 35,99%.
  • Inhuma: IDEB anos iniciais: 5,5 (22ª posição); anos finais: 4,6 (18ª posição). Crianças alfabetizadas: 55,4%. Taxa bruta de escolarização em creche: 45,79%.
  • Castelo do Piauí: IDEB anos iniciais: 6,7 (10ª posição); anos finais: 5,3 (11ª posição). Crianças alfabetizadas: 75,1%. Taxa bruta de escolarização em creche: 55,75%.
  • Regeneração: IDEB anos iniciais: 4,4 (33ª posição); anos finais: 3,8 (26ª posição). Crianças alfabetizadas: 40,9%. Taxa bruta de escolarização em creche: 38,96%.

Além dos indicadores, o município de Regeneração apresentou avanços no status das ações estratégicas:

  • Termos de Convênio: Assinados (Pacto e Ações Estratégicas).
  • PROETE: Assinado.
  • Kit Creche: Solicitação feita, aguardando deliberação, uma vez que a creche do município está fora dos padrões exigidos para contemplação.
  • Brinquedopraça: Confirmado na lista dos 40 municípios da SECID.
  • Municipalização: Recebeu turmas. 

Os dados evidenciam a necessidade de fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios para garantir maior acesso à educação infantil e melhorar a qualidade do ensino oferecido. A iniciativa do Pacto pelas Crianças do Piauí reforça o compromisso do Governo do Estado em proporcionar um futuro de mais oportunidades para as crianças piauienses por meio de investimentos na educação, na saúde e na assistência social.

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A reunião faz parte de um conjunto de ações estratégicas para garantir que todas as crianças do estado tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida, reafirmando o compromisso da Seduc e do Governo do Estado com a primeira infância.

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